[Ubuntu-BR] Camera Digital

Dorneles Treméa dorneles em x3ng.com.br
Quinta Junho 14 00:47:11 UTC 2007

Opa Ednilson,

> Olá, tenho uma camera digital Sony, como faço para baixar as fotos da
> camera em meu ubuntu usando o cabo USB, pois conecto o cabo mas nada
> acontece. Se eu utilizar um lsusb é exibido o seguinte resultado:
>
> Bus 003 Device 005: ID 054c:0010 Sony Corp. DSC-S30/S70/S75/F505V/F505/FD92 Cybershot/Mavica Digital Camera
> Bus 003 Device 002: ID 0402:5602 ALi Corp.
>
> Mas como faço para acessar as fotos da camera?

duas formas:

a) com a câmera configurada em PTP, basta abrir o gthumb, f-spot
gtkam ou picasa e ir na opção de importação de fotos.

b) com a câmera configurada em Mass Storage, o cartão de memória
será automaticamente identificado como uma unidade de armazenamento,
então basta navegar nele e copiar/mover as imagens.

O item (a) teria sido reconhecido como:

ID 054c:004e Sony Corp. DSC-xxx (ptp)

No seu caso, a câmera foi reconhecida como 054c:0010, o que
corresponde ao item (b) acima. Então, caso uma nova unidade
de armazenamento não tenha sido montada na sua área de trabalho,
você pode ver pelo comando 'dmesg' qual o dispositivo relacionado
e montar manualmente mesmo:

$ sudo mount /dev/XXX /mnt/camera

Onde XXX é o dispositivo mostrado pelo dmesg.

HTH,

--

Dorneles Treméa
X3ng Web Technology