[Ubuntu-BR] Problemas com o OpenOffice e com o Boot

José Geraldo Gouvea jggouvea em gmail.com
Quarta Junho 13 04:04:57 UTC 2007

J. Renan escreveu:
> Olá à todos da lista
>
> Estou com alguns problemas no uso do ubuntu e por isso peço a ajuda de
> vocês. São três:
>
> 1) O OpenOffice só abre quando uso o comando ooffice sem nenhum argumento.
> Se quero, por exemplo, abrir o Writer, preciso entrar no ooffice e depois
> pedir pra abrir um documento de texto. Se uso o argumento -writer (ou
> qualquer outro) ele simplesmente mostra que está carregando, mas não inicia
> o aplicativo.
>
> Dessa forma, os atalhos de "Aplicação->Escritório" do menu do Gnome não
> funcionam.

Experimente renomear  a pasta ~/.openoffice* e veja se resolve. Se tudo
funcionar corretamente o problema é apenas com seu usuário, não com a
instalão.
> Gostaria de conseguir iniciar o programa específico da suíte sem ter que
> entrar no oofice.

Isso é uma ilusão, você sempre vai entrar no OpenOffice pois os
aplicativos continuam sendo em grande medida interligados. É por isso
que voce pode inserir uma planilha num documento de texto, um gráfico
gerado da planilha numa apresentação, um desenho em qualquer lugar, etc...
> 2) Aparecem algumas mensagens no boot sobre erros com o sistema de arquivos.
> Queria saber onde encontro um log dessas mensagens . (Para continuar com o
> boot, uso o Ctrl+D)

dmesg

Isso que está ocorrendo com você é anormal. Seu sistema de arquivos deve
estar corrompido (e talvez você tenha perdido arquivos da instalação do
OpenOffice).
> 3) Tenho duas HDs. Na HD secundária há 3 partições:
> FAT32 de 14 GB,  FAT32 de 12 GB e SWAP 156 MB
>
> Tenho arquivos muito importantes no hdb2 e gostaria de instalar 'o outro
> sistema' no hdb1. Porém, quando inicio o instalador 'do outro sistema' ele
> reconhece todo o hdb como uma partição só e, dessa forma, não consigo
> instalá-lo no hdb1.

Rs. o "Outro sistema" não foi feito para conviver em dual-boot. Cada
inovação do Linux para ficar mais compatível corresponde a uma tentativa
da parte "deles' de dificultar. Lembro-me de uma época (acho que foi
Windows ME) que reconhecia as partições do Linux como espaço vazio e
perguntava se vc queria formatar....
> Desses 3 problemas, o mais relevante para mim é o 3. Qualquer auxilío será
> de grande valia. Agradeço antecipadamente.

Te aconselho a particionar manualmente antes, deixando um espaço em
branco no começo do HD.

--
  José Geraldo Gouvea
www.mundosefundos.co.nr