[Ubuntu-BR] Linuxianos socorro!

Zeca nuvenzita em gmail.com
Terça Junho 12 16:10:31 UTC 2007

Só mais uma coisinha.... Estas dicas podem ser aplicadas apartir do live cd?
É que sou cego, e com este problema fiquei  no momento sem leitor de ecrã
Orca para me auxiliar.

Cumps,

Zeca

----- Original Message -----
From: "João Olavo Baião de Vasconcelos" <joaoolavo em gmail.com>
Sent: Tuesday, June 12, 2007 3:58 PM
Subject: Re: [Ubuntu-BR] Linuxianos socorro!

On 6/12/07, Flávio Pontes <flaviocpontes em gmail.com> wrote:

> Se está tendo problemas para carregar o apt-get, pode ser que o seu HD
> esteja com problemas.
> Tente rodar um fschk pra ver se há algo de errado no disco.

É isso mesmo. (na verdade, é "fsck". Provavelmente não foi possível montar a
partição / (raiz, root, barra...), por algum motivo. E como não montou, ele
não vai achar os programas instalados nela, como o apt-get.

Dê uma lida com calma, que acho que ele tb não vai achar alguns outros
programas.
E com uma lida mais calma ainda, vai ver que ele está instruindo o que vc
tem que fazer para solucionar o problema.
(Para ler o que não está aparecendo na tela, pois tá mt acima, pressione
Shift + Page Up)
Procure pela linha que tem o comando "fsck". É lá que vai estar a
instrução...

Se não me engano, vc terá que rodar:
# fsck /dev/hdaN
substituindo o hdaN pela partição que está o diretório /. Em caso de dúvida,
dê um "cat /etc/fstab", e embaixo de proc (lá pela 5ª linha) deve estar qual
a partição do /.

E vá só apertando ENTER a cada pergunta que ele fizer. Depois, CTRL+D e o
computador irá reiniciar, bootando normalmente depois.

Isso aconteceu por algum problema de inode do seu hd, algum arquivo devia
estar corrompido, algo assim. Nada que o fsck não resolva (tomara!).

Falous!!
--
João Olavo Baião de Vasconcelos
Ciência da Computação