[Ubuntu-BR] Posso abrir um aplicativo KDE no E17, sem pesar como no Gnome ?

José Geraldo Gouvea jggouvea em gmail.com
Terça Junho 12 02:04:36 UTC 2007

J. F. ru escreveu:
> Dirceu.
> Eu não sei exatamente qual é sua principal intenção, ter o k3b ou ter um bom
> gravador de CD/DVD. Digo isso porque o Gnome tem um a altura do k3b, mesmo
> que a nível de addons o K3B ainda seja incomparável, pouca gente realmente
> usa esses recursos.

Me diga qual programa é esse pois eu o estou procurando ansiosamente. Já
testei todos e todos ficaram abaixo do k3b não só em add-ons mas também
em recursos e em estabilidade. Não é questão de flame-war, simplesmente
acho o k3b o mais maduro. O Brasero ainda é muito primitivo e tem serios
problemas de estabilidade (além não aceitar uma partição em outro hd
como diretório temporário ou de destino). O Gnomebaker é muito bom, mas
tem menos recursos que o k3b, além de ter falhado na gravação de alguns
projetos (comigo o k3b nunca, jamais falhou).
> Bom, todo aplicativo KDE é assim chamado porque usa bliblioteca QT, da mesma
> forma que todo aplicativo Gnome usa biblioteca GTK.

O KDE usa a biblioteca QT, mas existem aplicativos que usam somente a
biblioteca QT sem depender do KDE. Exemplos :> TExmaker, LyX, QCad,
QFluidsynth, QTstalker, etc. O k3b é um aplicativo "KDE" porque além de
ser baseado na biblioteca QT ele ainda depnde de certas bibliotecas
compartilhadas do KDE.
> O E17 usa GTK,
O E17 usa um toolkit próprio.
> ou seja, quando você chama um aplicativo Gnome ele só precisa
> invocar as chamadas de sua própria interface e produção, nenhum outra lib
> terá de invocada porque já foi pelo E17. O mesmo não acontece com um
> aplicativo KDE quando chamado dentro do E17, por usar o QT ele precisa
> invocar "todas" as suas libs, por isso disse-se que é mais lento.

De dentro do E17 tanto um aplicativo Gnome quanto um KDE terão que
carregar suas bibliotecas. Seria, inclusive uma boa oportunidade de
testar qual carrega mais rápido.
> O texto parece meio dramático, mas não é tanto assim, se você possuí um
> computador razoável e se tiver uma boa quantidade de memória (+=512 MB, o
> que nem é tanto assim, especialmente se considerarmos que o ubuntu é
> recomendado para computadores com pelo menos 265 MB de memória) chamar o K3B
> no Gnome/E17 ou no KDE será  uma diferença imperceptível para seu olhos
> entre.

Apoiado:  a diferença é no tempo de carregamento, mas se houve bastante
RAM o funcionamento do programa será normal.
> Agora se não tiver muita memória (eu não me arrisco aqui...) você pode ter
> problemas. ... nesse ponto sim existe uma certa diferença entre chamar o K3B
> no E17 e o Gnome. Se tiver pouca memória o E17 vai levar vantagem por ser
> menor ao chamar o K3B não vai implicar no uso do swap do sistema, mesmo que
> não seja tão efetivo assim, o usual é da informação não muito usada ir para
> o swap e a usada no momento ficar na memória principal e isso pode implicar
> em uma aparente queda de desempenho.

Charmar o k3b do E17 só fará diferença se ele tiver pouca memória (<256MB).
> Só para recapitular: chamar um aplicativo QT no Gnome/E17 é sempre mais
> lento do que chamar diretamente de dentro do KDE, mas a diferença só será
> significativa em processadores lento ou em sistemas com menos memória. Por
> uma questão de memória o E17 levaria vantagem nos casos onde essa seja mais
> restritiva.

Nem sempre. O Texmaker e o Lyx abrem mais rápido que certos aplicativos
GTK, como o Abiword e o,  pasmem, GEdit (o que esse editor tem para ser
tão lesma?).
> Primeiro porque é a minha escolha (eu sempre instalo o ubuntu e mando
> instalar o kde-base) e quando eu tive essa busca eu fui fundo na busca da
> resposta, mas o motivo mas tangível que eu posso dar é sobre eventuais
> problemas entre o kdm e o gdm ao fazer a instalação do kubuntu-desktop. Você
> vai ter que ter cuidado na hora de responder a pergunta: quem você quer que
> gerencie o login ? Se se distrair e colocar o kdm (que será o default ao
> instalar o kdm) você gerará uma incosistência que deverá ser resolvida com
> edições nos arquivos de init do X.
Não necessariamente, dpkg-reconfigure gdm ou dpkg-reconfigure kdm
resolveria o problema. O programa Galternatives também resolveria.
> Viajei ? Pois é, eu não saberia responder
> como resolver isso sem que a resposta seja reinstale o gdm e remova o kdm...
> Também é possível que essa briga para ver quem manda no gerenciador login
> gráfico seja coisa do passado e eu não tenha me atualizado. Outro motivo
> para você não instalar o kubuntu-desktop seria a duplicidade de softwares
> com a mesma função em funções que você não vai usar, seria mais sadio
> instalar programa a programa conforme for o seu interesse.

Isso realmente é o problema. Se você instalar o kubuntu-desktop e o
ubuntu-desktop você vai ter muita redundância:

a) Editores de texto: KATE, Kedit, Kwrite, Gedit, Gvim
b) Navegadores: Firefox, Konqueror, Epiphany
c) Gerenciadores de Arquivos: Konqueror, Nautilus e, talvez, Krusader
d) Mensagem instantânea: Gaim/Pidgin, Kopete

e por aí vai.
> Ah ! Não se engane com os guerras de desktop. Tanto o KDE (minha escolha)
> quanto o Gnome possuem suas vantagens e desvantagens.
Oh dúvida cruel! Gosto mais do Gnome, mas tem tantos programas do KDE
que acho melhores que os equivalentes do Gnome!!!
>  Mesmo sendo usuário do
> KDE para tudo, sempre que eu preciso editar alguma coisa do sistema eu uso
> os aplicativos Gnome, chamo-os do KDE mesmo, sem problema algum, e sem perda
> aparente de desempenho (justamente pelo meu excesso de memória).

Mas  a minha impressão sempre foi a de que os aplicativos GTK convivem
melhor dentro do KDE que vice-versa, embora isso esteja mudando.
> Fui claro ? Espero ter jogado uma certa luz nas suas idéias.

E eu espero ter ajudado a esclarecer as sombras que você não soube
iluminar.... ;-)

--
  José Geraldo Gouvea
www.mundosefundos.co.nr