[Ubuntu-BR] Posso abrir um aplicativo KDE no E17, sem pesar como no Gnome ?

J. F. Mitre jfmitre em gmail.com
Terça Junho 12 01:14:58 UTC 2007

Dirceu.
Eu não sei exatamente qual é sua principal intenção, ter o k3b ou ter um bom
gravador de CD/DVD. Digo isso porque o Gnome tem um a altura do k3b, mesmo
que a nível de addons o K3B ainda seja incomparável, pouca gente realmente
usa esses recursos.

Bom, todo aplicativo KDE é assim chamado porque usa bliblioteca QT, da mesma
forma que todo aplicativo Gnome usa biblioteca GTK.
O E17 usa GTK, ou seja, quando você chama um aplicativo Gnome ele só precisa
invocar as chamadas de sua própria interface e produção, nenhum outra lib
terá de invocada porque já foi pelo E17. O mesmo não acontece com um
aplicativo KDE quando chamado dentro do E17, por usar o QT ele precisa
invocar "todas" as suas libs, por isso disse-se que é mais lento.

O texto parece meio dramático, mas não é tanto assim, se você possuí um
computador razoável e se tiver uma boa quantidade de memória (+=512 MB, o
que nem é tanto assim, especialmente se considerarmos que o ubuntu é
recomendado para computadores com pelo menos 265 MB de memória) chamar o K3B
no Gnome/E17 ou no KDE será  uma diferença imperceptível para seu olhos
entre.

Agora se não tiver muita memória (eu não me arrisco aqui...) você pode ter
problemas. ... nesse ponto sim existe uma certa diferença entre chamar o K3B
no E17 e o Gnome. Se tiver pouca memória o E17 vai levar vantagem por ser
menor ao chamar o K3B não vai implicar no uso do swap do sistema, mesmo que
não seja tão efetivo assim, o usual é da informação não muito usada ir para
o swap e a usada no momento ficar na memória principal e isso pode implicar
em uma aparente queda de desempenho.

Só para recapitular: chamar um aplicativo QT no Gnome/E17 é sempre mais
lento do que chamar diretamente de dentro do KDE, mas a diferença só será
significativa em processadores lento ou em sistemas com menos memória. Por
uma questão de memória o E17 levaria vantagem nos casos onde essa seja mais
restritiva.

Bom, essa foi sua questão principal.

A outra foi sobre instalar o kde-base ou o kubuntu-desktop. Novamente eu não
entendi exatamente qual é a sua intenção, instalar o k3b ? Ao instalar o k3b
todas as libs associadas serão instaladas e se você nunca instalou nenhum
programa KDE verá que são muitas libs ... se quer ter o KDE eu sugiro
instalar o kde-base.

Primeiro porque é a minha escolha (eu sempre instalo o ubuntu e mando
instalar o kde-base) e quando eu tive essa busca eu fui fundo na busca da
resposta, mas o motivo mas tangível que eu posso dar é sobre eventuais
problemas entre o kdm e o gdm ao fazer a instalação do kubuntu-desktop. Você
vai ter que ter cuidado na hora de responder a pergunta: quem você quer que
gerencie o login ? Se se distrair e colocar o kdm (que será o default ao
instalar o kdm) você gerará uma incosistência que deverá ser resolvida com
edições nos arquivos de init do X. Viajei ? Pois é, eu não saberia responder
como resolver isso sem que a resposta seja reinstale o gdm e remova o kdm...
Também é possível que essa briga para ver quem manda no gerenciador login
gráfico seja coisa do passado e eu não tenha me atualizado. Outro motivo
para você não instalar o kubuntu-desktop seria a duplicidade de softwares
com a mesma função em funções que você não vai usar, seria mais sadio
instalar programa a programa conforme for o seu interesse.

Ah ! Não se engane com os guerras de desktop. Tanto o KDE (minha escolha)
quanto o Gnome possuem suas vantagens e desvantagens. Mesmo sendo usuário do
KDE para tudo, sempre que eu preciso editar alguma coisa do sistema eu uso
os aplicativos Gnome, chamo-os do KDE mesmo, sem problema algum, e sem perda
aparente de desempenho (justamente pelo meu excesso de memória).

Fui claro ? Espero ter jogado uma certa luz nas suas idéias.

On 6/11/07, :: Dirceu :: <dlfollmann em gmail.com> wrote:

> Pessoal, tou acompanhando em outra thread a discussão sobre software
> gravador de CD/DVD pro Ubuntu, e pelo que vi, o K3b é muito bem
> recomendado.
> Mas como não tenho o kde instalado aqui, e sei que ele pesa bastante no
> gnome - ao menos é o que leio - como ficaria se eu abrisse o k3b no E17 ?
> Leve, como os aplicativos do gnome ?
>
> Ou instalo um kde-base mesmo ? Ou o kubuntu-desktop, de uma vez ?

> [<o>]   Dirceu Luís Follmann

João Felipe Mitre
jfmitre em gmail.com
http://jfmitre.blogspot.com