[Ubuntu-BR] Problemas com Nvidia (corrigindo)

J. F. Mitre jfmitre em gmail.com
Segunda Junho 11 01:00:01 UTC 2007

Delei,
eu tenho essa placa e tive o problema que mencionou.
Ah! O fato de ser NVIDIA FX 5200 significa o chipset, não o modelo em si. A
maior prova disso é que no lab tem duas GeForce FX 5200, mas uma é
completamente diferente da outra. Uma tem 128 MB outra 256, uma tem conexão
DVI outra não. O clube do hardware possuí uma lista razoável de FX 5200 com
detalhes diferentes (são três, se não me falha a memória. E isso sem contar
as dos outros fabricantes...).

O fato é que eu tenho uma NVIDIA dessas de 128MB com uma limitação na placa
mãe de suportar apenas 4x na AGP e sem conexão DVI. Se identificou ? Talvez
seja a mesma placa então ...

Bom, eu resolvi o problema removendo o drive completamente do meu computador
e instalando o mesmo diretamente do site da nvidia ...
Além disso, modifiquei o arquivo /etc/default/linux-restricted-modules* (no
meu caso ls /etc/default/linux-restricted-modules-common)
de
DISABLED_MODULES=""
para
 DISABLED_MODULES="nv"

ATENÇÃO: Essa modificação impede que o módulo livre nv seja lido no boot, o
que em outras palavras significa que ele não vai funcionar. Exemplo, se
remover o nvidia do xorg.conf e colocar nv e reiniciar o X não vai funcionar
a mesmo que edite esse arquivo novamente restaurando sua configuração incial
e dando boot no computador (o boot será necessário para o Xorg reler o
módulo da nv, não sei como fazer isso sem boot...).
Curiosamente isso seria a modificação necessária para corrigir alguns
problemas com o driver (legacy) e de um placa específica (a GeForce 8800)

O original está aqui:
http://www.ubuntugeek.com/how-to-fix-nvidia-acceleration-in-feisty-nvidia-8800-and-legacy-users.html

Eu deduzi que essa prioridade do módulo livre estivesse alterada também no
meu caso, e não apenas na 8800, vai lá saber porque !!!

O fato é que resolveu.

De qualquer forma, nesse outro link:
http://www.albertomilone.com/latest_nvidia_udsf_feisty.html
Voce encontra uma quantidade razoável de dicas que podem te ajudar a
resolver problema com a nvidia. Eu nunca testei nenhuma das dicas que tem
nesse novo link, mas isso é por que instalar do site da nvidia resolveu pra
mim...

On 6/10/07, Delei <deleimaciel em gmail.com> wrote:

> Olá.
> Só corrigindo, troquei as bolas aqui...
> Nvidia GeForce FX 5200
> Esse é o motivo de minha angústia...