[Ubuntu-BR] DVD-R

José Geraldo Gouvea jggouvea em gmail.com
Domingo Junho 10 14:49:40 UTC 2007

Luiz Mineo escreveu:
> Seria mais fácil se ele dissesse que programa está usando para gravação,
> se o próprio nautilus, ou o brasero, gnomebaker....
> Há um tempo atrás eu percebi q a versão do brasero q eu usava não
> reconhecia meus dvds com a capacidade correta, mas o mesmo problema não
> ocorria com o gnomebaker.
> O melhor programa de gravação de cds/dvds hoje é o k3b, mas o gnomebaker
> apesar de não ser tão completo tem tudo o q eu preciso e é integrado ao
> gnome, sendo que operações mais simples como queimar uma imagem .iso ou
> copiar um cd/dvd para outro rola de fazer pelo próprio nautilus,
> [...]
O Brasero é muito bonito, mas eu percebi que é também um programa muito incompleto e cheio de bugs. Por exemplo, ele não permite copiar um disco para uma imagem Iso se você escolher como pasta destino ou diretório temporário uma pasta localizada em outro HD: nesse caso ele informa que não há espaço em disco.

Além disso tenho perdido uma quantidade anormal de mídias tentando gravar com o Brasero. Não é um programa recomendável no seu atual estágio. O K3B continua sendo um excelente argumento para quem acha que o KDE é melhor que o Gnome (são tantos os programas do KDe que são melhores que os do Gnome ou então simplesmente funcionam...).

Atualmente estou recomendando:

Para copiar DVDs = DVD95 (mesmo que o DVD já seja 5), mas é um programa que trava se você fizer muitas modificações nas opções. Se precisar cancelar alguma coisa, feche o programa e abra de novo. Mas esse é um programa simples de usar e muito funcional que merece carinho da comunidade.
Para gravar imagens = Nautilus-CD-Burner ou então K3B
Para copiar CDs = Gnome CD master
Para criar imagens iso = Iso Master

--
  José Geraldo Gouvea