[Ubuntu-BR] reflexão sobre meu primeiro mês de linux e orca

José Geraldo Gouvea jggouvea em gmail.com
Sábado Junho 9 03:20:04 UTC 2007

milton dos santos peres escreveu:
> Olá José!
> A minha placa de som é: IXPSB400 AC97
> E o esd está desativado, se eu ativar o Orca para de falar!
> eu dei o comando e ele tocou um som, aí que veio o problema o meu
> programa de voz para de falar o Orca fica mudo...
> Se você quiser ver o que dá digita no seu Ubuntu ALT+f2 e o comando orca
> aí você vai ver o seu Ubuntu falar!!!!
> Derretente você consegue descobrir o que acontece aí tenta tocar um CD e
> vê o que dar!!!
Então a sua placa de som está funcionando e o ESD também. Seu problema é
no Orca. Eu encontrei a seguinte informação na web
(http://osdir.com/ml/linux.ubuntu.devel.accessibility/2006-09/msg00117.html),
tradução minha:

<quote>Eu creio que o Rhythmbox e o Totem usem ambos o ALSA para
conversar com
a placa de som. ALSA tem a feliz capacidade de misturar ambos os tipos
de streams de
áudio entre aplicações. Por outro lado, a maioria, senão todos, os
sintetizadores de voz usa
ainda a velha biblioteca OSS para conversar com sua placa de som. Ocorre
um conflito
quando um aplicativo usando OSS e outro usando ALSA tentam usar o mesmo
hardware. Tipicamente um vai bloquear indefinidamente a placa de som até
ser
encerrado.</quote>

Vemos, portanto, que o problema reside no Orca, que ainda utiliza a
velha biblioteca OSS.
Aqui em casa eu tentei fazer um troço meio louco, fui em Sistema >
Preferências > Som e mudei
o meu ESD para acessar a placa de som via OSS em vez de ALSA e ele ainda
funcionou.
Portanto, se esse é o caso, tente fazer o mesmo em sua casa e vamos ver
se funciona:

1- Faça o ESD utilizar OSS em vez de ALSA
2- Ao utilizar qualquer aplicativo que produza som, direcione o seu som
para OSS ou então para ESD.
Não permita que nenhum aplicativo tente usar ALSA para evitar o conflito
acima.

Tenho a ligeira suspeita de que essa mudança talvez te habilite não
apenas a usar o orca sem
erros como talvez lhe permita, pela primeira vez no Linux, curtir música
(em baixo volume) enquanto
usa o sistema.

Mas daqui para a frente eu vou precisar da ajuda dos demais membros da
lista para poder
te ajudar. ;-)

--
  José Geraldo Gouvea