[Ubuntu-BR] reflexão sobre meu primeiro mês de linux e orca

milton dos santos peres msperes em brturbo.com.br
Sábado Junho 9 00:42:53 UTC 2007

Olá!
Eu também tenho o mesmo problema com o meu som!!!
Como eu faço para ver o modelo dela?
Se eu vou tocar um CD eu tenho que desativar o orca.
O meu notebook é um compaq R4000

-----Mensagem original-----
De: José Geraldo Gouvea <jggouvea em gmail.com>
Para: Lista de discussão do LoCoTeam Brasileiro<ubuntu-br em lists.ubuntu.com>
Data: Sexta, 08 de Junho de 2007 19:56
Assunto: Re: [Ubuntu-BR] reflexão sobre meu primeiro mês de linux e orca

ricardo lima escreveu:
> Caros amigos,
>
> hoje está fazendo um mês que efetivamente resolvi aprender de verdade
> este sistema operacional interessante chamado linux, este que assusta
> alguns pelos seus segredos e muitas vezes estimula outros por sua
> versatilidade, poderio de segurança e personalização.
Sendo que os primeiros são mais numerosos que os segundos... rsrs
> [...]
> de terminal que retirei do Ubuntu Brasil e acrescentei outros que achei necessário
> para melhorarmos esta parte, como disse, acredito que o sistema  gráfico
> está resolvido, o orca tem falado com certa eficiência os aplicativos
> que realmente precisamos, às vezes, se comporta com maior desenvoltura
> em alguns e com um pouco de dificuldades em outros, mais isso o tempo se
> encarregará de ir ajustando, o importante é que hoje verdadeiramente
> mexemos num linux real, deixando gambiarras de Wine e dosvox, jeitões
> daqui e dali de lado, só peço que as viúvas do dosvox não se revoltem.

Que o principal é estudar, isso é evidente. Infelizmente são poucos os
que, como você, compreenderam que é preciso esforço para colher o fruto.
A maioria dos usuários espera entrar direto no Linux com o mesmo grau de
eficiência que tinham quando no Windows. Eles se apegam aos pequenos
conhecimentos que adquiriram e não admitem ter de aprender de novo.

> Também fica claro para todos que se quisermos aprender linux temos que
> estudar bastante, ou então, nos contentarmos em utilizá-lo como uma
> máquina de escrever, ou ainda, como calculadora ou sobreviver da
> navegação em páginas web.
Mas mesmo para isso você terá que aprender bastante coisa.
> O linux é mais que isso, possibilita expandir
> nossos conhecimentos, simular e personalizar sistemas que são
> condizentes com nossas realidades, desta forma, nos trazendo grande
> produtividade e abrindo novos caminhos no âmbito profissional.

"Novos caminhos", como isso é assustador para certas pessoas. "Escolha",
um terror.
> Tenho muitas dúvidas e maiores ainda são minhas dificuldades em relação
> a manipulação deste sistema operacional, trabalho no Windows desde 1997 e
> por mais que relute, é notório uma tentativa de compará-los a todo o
> tempo.
Isso é natural. Só não podes deixar que essas comparações condicionem o
seu aprendizado.
> [...]
> aí? Tenho optado de forma errada, tenho ciência disso, em reinstalar
> tudo, só que isso me leva tempo e ainda não é produtivo. Preciso
> descobrir uma forma de criar cds de recuperação ou então remasterizar
> uma instalação otimizada como se faz no Kurumin, lembro quando só ouvia
> falar em linux, às pessoas dizem muito: "olha dá para remasterizar o
> sistema, criando um linux personalizado", não sei se estou certo nisso
> que estou afirmando, mas é preciso descobrir um jeito de parar com esta
> brincadeira de instalar linux todo o dia.

Realmente, porque Linux não foi feito para ser reinstalado. Lembro-me de
uma época, heróica, em que consegui levar um sistema, sem formatar, do
Conectiva 6 ao 8 e depois do 8+ ao 10 (e as versões da Conectiva eram
anuais!).

> Uma outra situação, nós que estamos agora empenhados em aprender este
> novo sistema operacional, temos que urgentemente focar esforços na
> resolução do tratamento que o Ubuntu dá a placa de som, não é possível
> estarmos fazendo uma tarefa importante e de forma inexplicável é
> executado um evento sonoro e o orca se cala, ou então, trava o sistema e
> acabamos perdendo tudo.

Isso é estranho porque nem no tempo em que eu usava a minha C-Media 8738
eu tinha problemas com placa de som. Em primeiro lugar é preciso
determinar se isso é um problema de driver (todas as placas de som do
mesmo tipo têm o mesmo problema) ou se é um problema de hardware.
Peço-lhe que nos informe qual a marca e modelo de sua placa para que
possamos checar sua compatibilidade com o Linux.

Isso porque, teoricamente, não deveria haver esse problema. O ESD faz
uma "ponte" entre os aplicativos que produzem som e o hardware de seu
computador, permitindo que diversos programas tenham acesso simultâneo à
placa de som. Portanto, qualquer problema que ocorra pode ser, também,
um problema de configuração do Gnome/ESD. Você já verificou essa
possibilidade? Temos mais uma possibilidade a explorar.
> Tenho certeza que no dia 08 de julho deste ano, estarei aqui feliz por
> resolver estes entraves e apresentando novas dúvidas, para o linux sempre
> somos novatos.

Como dizia o meu xará, Zé Geraldo (cantor e compositor de quem sou fã):

"A vida é uma escola onde o viver é o livro e o tempo, o professor;
Onde alguns são sábios, porém até hoje ninguém se formou."

--
  José Geraldo Gouvea
www.mundosefundos.co.nr

http://wiki.ubuntu-br.org/ComeceAqui  -