[Ubuntu-BR] reflexão sobre meu primeiro mês de linux e orca

ricardo lima ricardo em intervox.nce.ufrj.br
Sexta Junho 8 14:11:27 UTC 2007

Caros amigos,

hoje está fazendo um mês que efetivamente resolvi aprender de verdade
este sistema operacional interessante chamado linux, este que assusta
alguns pelos seus segredos e muitas vezes estimula outros por sua
versatilidade, poderio de segurança e personalização. Se fizermos uma
comparação simplista, a parte gráfica do Ubuntu, falo do que conheço,
não sei outras distribuições, é parecida com o sistema Windows, por
exemplo, ao descompactarmos um arquivo, podemos teclar na linha de
comando a instrução tar -xvf e o nome do arquivo, ou ir sobre ele no
gerenciador , teclar o botão direito e ativar "extrair aqui".
Teoricamente fizemos um procedimento que é bastante usual nos programas do
Windows, dismistificando aquela história que o linux é complicado, chato
pelos comandos longos, etc.

Também entendo que o principal a estudarmos no linux é os comandos de
terminal, eles é que fazem a coisa funcionar de verdade, parte gráfica
todo mundo que mexe minimamente com o Windows irá se virar com boa
autonomia, por isso, coloquei na página do "Mundo linux", alguns comandos
de terminal que retirei do Ubuntu Brasil e acrescentei outros que achei necessário
para melhorarmos esta parte, como disse, acredito que o sistema  gráfico
está resolvido, o orca tem falado com certa eficiência os aplicativos
que realmente precisamos, às vezes, se comporta com maior desenvoltura
em alguns e com um pouco de dificuldades em outros, mais isso o tempo se
encarregará de ir ajustando, o importante é que hoje verdadeiramente
mexemos num linux real, deixando gambiarras de Wine e dosvox, jeitões
daqui e dali de lado, só peço que as viúvas do dosvox não se revoltem.

Também fica claro para todos que se quisermos aprender linux temos que
estudar bastante, ou então, nos contentarmos em utilizá-lo como uma
máquina de escrever, ou ainda, como calculadora ou sobreviver da
navegação em páginas web. O linux é mais que isso, possibilita expandir
nossos conhecimentos, simular e personalizar sistemas que são
condizentes com nossas realidades, desta forma, nos trazendo grande
produtividade e abrindo novos caminhos no âmbito profissional.

Tenho muitas dúvidas e maiores ainda são minhas dificuldades em relação
a manipulação deste sistema operacional, trabalho no Windows desde 1997 e
por mais que relute, é notório uma tentativa de compará-los a todo o
tempo. Por exemplo, minha saga dentro do linux é em relação a recuperação
do sistema, Muitas vezes o Orca se cala, ou o speech resolve não falar e
aí? Tenho optado de forma errada, tenho ciência disso, em reinstalar
tudo, só que isso me leva tempo e ainda não é produtivo. Preciso
descobrir uma forma de criar cds de recuperação ou então remasterizar
uma instalação otimizada como se faz no Kurumin, lembro quando só ouvia
falar em linux, às pessoas dizem muito: "olha dá para remasterizar o
sistema, criando um linux personalizado", não sei se estou certo nisso
que estou afirmando, mas é preciso descobrir um jeito de parar com esta
brincadeira de instalar linux todo o dia.

Uma outra situação, nós que estamos agora empenhados em aprender este
novo sistema operacional, temos que urgentemente focar esforços na
resolução do tratamento que o Ubuntu dá a placa de som, não é possível
estarmos fazendo uma tarefa importante e de forma inexplicável é
executado um evento sonoro e o orca se cala, ou então, trava o sistema e
acabamos perdendo tudo.

Tenho certeza que no dia 08 de julho deste ano, estarei aqui feliz por
resolver estes entraves e apresentando novas dúvidas, para o linux sempre
somos novatos.

Lembrando que o Mundo linux está em:

http://www.cpu100.net

Ricardo Lima