[Ubuntu-BR] Script para o Nautilus

José Geraldo Gouvea jggouvea em gmail.com
Sexta Junho 8 12:46:15 UTC 2007

Olá a todos,

Estou tentando criar um script para o Nautilus usando bash e gdialog (ou
Xdialog, mas o gdialog é mais bonitinho). O funcionamento do script
deveria ser o seguinte:

* Testar se o arquivo selecionado tem a extensão .tex
* Rodar 'latex arquivo.tex'
* Enquanto o comando acima é executado, exibir um diálogo de progresso
estilo "--gauge" fechando automaticamente ao terminar sem erros
* Caso termine com erro exibir todo o output em uma janela "--infobox"

Até o momento eu pelo menos ja estou conseguindo rodar "latex
arquivo.tex" e exibir o diálogo, mas:
* Não consegui fazer o teste, o comando será executado em qualquer arquivo
* O diálogo de progresso não está relacionado à execução do comando, mas
a uma contagem regressiva de 1 a 5
* O diálogo não reconhece se o programa saiu sem erros ou se houve problemas
* A caixa de dialogo permanece, em qualquer caso, até se clicar OK.

Gostaria que vocês me fizessem sugestões de como melhorar o script
(abaixo). Se este funcionar, meus parcos conhecimentos de shell script
serão suficientes para que eu crie N variedades de outros semelhantes
para outros tipos de arquivo (tais como Makefile, configure, etc.) que
sejam manipulados ou manipuláveis através de comandos do console. Não
seria uma adição interessante aos scripts do nautilus?

#!/bin/sh

pdflatex $@

(
sleep 1
for n in 0 1 2 3 4 5
do
PCT=`expr $n \* $n \* 4`
echo "XXX"
echo $PCT
echo "LaTeX is\n\
running ($PCT percent)"
echo "XXX"
sleep 1
done
) |

gdialog --title "Executando..." --gauge "LaTeX is running..." 20 70 0

--
  José Geraldo Gouvea
www.mundosefundos.co.nr