[Ubuntu-BR] A luz do chaveiro USB deve apagar?

Quarta Junho 6 18:25:10 UTC 2007

Em 30/05/07, Allison Almeida <allison.almeida em gmail.com> escreveu:

> Vítor.
>

> O importante é desmontá-lo, pois isto garante que não passará corrente
> para
> o dispositivo USB durante a retirada, o que pode, em teoria, queimar o
> dispositivo em alguns casos extremos.
>
> Não reparei ainda com relação a alguma luz acesa, após desmontar.
>
> De qualquer forma, conheço várias pessoas que simplesmente arrancam o
> pendrive, ou qualquer outro dispositivo USB da máquina, e nunca queimou.
>
> A única notícia de queima que tenho, é de um cara que montou o conector
> usb
> [...]

Cara esse cara além de ter queimado o barramento USB deve ter quebrado o
conector, pois ele é polarizado, isto é, só entra de um jeito, o jeito
certo, portanto não entra invertido. A não ser que o dito cujo abriu o PC ou
a caneta USB e trocou os fios dos conectores na mão, se não é problema de
fabricação, no duro (seja do PC ou da caneta)

A USB é feita para se inserir e retirar componentes sem precisar retirar a
alimentação. O que muda é que no momento em que você desmonta o Linux (com o
Windows é a mesma coisa) deixa de mandar coisas pra lá. O ato de desmontar
diz para o Linux esvasiar todos os seus buffers e caches, só isso.

André Cavalcante
Manaus, AM.