[Ubuntu-BR] configurar conexão ADSL (Speedy)

Vítor adeiss.vc em gmail.com
Quarta Junho 6 13:43:40 UTC 2007

Em 05/06/07, Julio Cesar<jcslinux em terra.com.br> escreveu:
> Uma anomalia que também está acontecendo é que tenho que fazer os
> seguintes passos para conenctar:
>
> 1- entrar no modo terminal
> 2- digitar: sudo pon dsl-provider
> 3- colocar a senha
> 4- depois: sudo poff dls-provider
> 5- e finalmente: sudo pon dsl-provider
>
> ***********************************
> Preciso conectar duas vezes pois na primeira não conecta, utilizando o
> comando plog, consigo ver que ele resolve ip apenas na segunda vez que
> utilizo o comando sudo pon.
>
> Gostaria de configurar o ubuntu de modo a ele se conectar ao iniciar sem
> [...]

Júlio,

Se eu entendi bem, vc deve ter um problema semelhante ao meu.
Eu não consigo configurar minha conexão para iniciar junto com o
micro. Dá sempre um problema semelhante a esse, e às vezes nem consigo
na segunda tentativa, como vc faz.
Para resolver isso eu uso três alternativas. Todas são bem simples.
Antes de mais nada rode o pppoeconf e configure para a conexão NÃO
iniciar junto com o micro.

1ª alternativa:
- cria um arquivo de texto e escreve "pon dsl-provider" no corpo de
texto (sem as aspas, claro). Depois de salvo, dá um clique com o botão
direito, propriedades e na aba permissões, dá permissão para execução.
- cria um botão lançador na área de trabalho ou numa das barras de
tarefas e coloca o endereço do arquivo que vc acabou de criar, assim,
quando vc clicar no ícone (não esqueça de escolher um ícone) estará
conectado. Lembrando que não é necessário usar sudo para esse comando.

2ª alternativa:
Se vc usa o Beryl, tem um lugar nas configurações - não posso te dizer
agora onde fica pois estou no Windows do trabalho - onde se pode
inserir comandos e associar teclas de atalho para esses comandos. É só
inserir o comando "pon dsl-provider" e associar uma tecla de atalho.
Eu uso <super> + i. Toda vez que vc teclar <super> + i, estará
conectado.

3ª alternativa:
Depois que descobri essa, nunca mais usei as outras.
Basta criar um script que vai iniciar a conexão automaticamente alguns
segundos após o início do micro. Esse script resolve totalmente o
problema pois vc vai ter seu micro conectado antes que o Beryl, por
exemplo, termine de ser iniciado e é totalmente independente do
pppoeconf que vai estar configurado para não iniciar a conexão, como
foi dito antes.

Eu não estou no meu computador agora e tem muitas coisas que não dá
pra dizer de memória, só na frente do micro mesmo. Se alguma dessas
opções te interessar me avisa que à noite eu passo os detalhes.
Eu uso Velox e meu modem é um D-Link. Comigo todas essas alternativas
funcionam perfeitamente.

Abs

Vítor