[Ubuntu-BR] Como usarr S-Video no Ubuntu

Nabor Oliveira naborcoj em gmail.com
Sexta Junho 1 16:24:58 UTC 2007

webdotx,

também tive esse problema com minha placa ATI. Basicamente, o driver de
vídeo não vem configurado automaticamente para funcionar com a porta
S-Video. Existem 3 soluções para placas ATI:
1. identificar se o driver open source incluído no Ubuntu para a sua placa
de vídeo suporta a opção TVOUT
Nesse caso, é preciso mudar alguns ajustes no xorg.conf para habilitar essa
função ou até recompilar o driver (algumas placas da ATI requerem que seja
recompilado com a aplicação de um patch do projeto GATOS)

2. identificar se o driver proprietário (binário) do fabricante da placa
suporta TVOUT para a sua placa.
Nesse caso, é preciso baixar o driver proprietário dos repositórios do
Ubuntu ou do site do fabricante.

3. Para placas ATI existe um aplicativo nos repositórios do Ubuntu para
habilitar e trocar a saída de vídeo entre o monitor e a TV. Chamas-se
atitvout. Vale a pena tentar usá-lo primeiro, antes de partir para as duas
soluções acima, mais trabalhosas.

No endereço
http://www.google.com/notebook/public/02526325900257929103/BDQTCSwoQ7JTu0qoireuni
vários artigos e how to's do ubuntuforum e de outros sites quando
tentei colocar o tvout da minha placa ATI para funcionar. Se sua placa for
ATI, te recomendo começar por esses tutoriais antes de fazer qualquer coisa.

Se sua placa for NVidia parece que a solução é bem mais fácil, pois só
precisa alterar o xorg.conf. O help do Ubuntu também tem um bom tutorial :
https://help.ubuntu.com/community/NvidiaTVOut?highlight=%28tvout%29

Abraço,
Nabor