[Ubuntu-BR] Só comandos pra linux

José Geraldo Gouvêa jggouvea em gmail.com
Sábado Julho 28 16:00:18 UTC 2007

Em Sex, 2007-07-27 às 21:23 -0300, Marcio Novelli escreveu:
> aonde posso encontrar na net todos os comandos pra linux ou unix
> queria uma apostila só de comandos pra linux e ou unix
> quem tiver poderia me enviar pois os comandos básicos ja sei to querendo
> aprender um pouco mais a fundo sobre comandos e seus significados ..alguma
> apostila em br ou portugues na net
> grato
> marcio

Certa vez eu achei um pdf de uma página só em A4 ou letter chamado
"one-page linux manual". Ele continha a lista de todos os comandos mais
comuns (cd, ls, chmod, adduser, grep, man, tar, etc.), uns 90 comandos
mais ou menos, com breve descrição. Por exemplo:

cd = change directory
ls = list directory
man = reads a manual page

Embora seja em inglês (e não seja um substituto para o Foca Linux) é um
bom ponto de partida pois serve como um cartão de referência (também
conhecido como "burrinho" aqui em MG). Procure por ele no Google.
--
José Geraldo Gouvêa <jggouvea em gmail.com>