[Ubuntu-BR] Wifi

Nelson Correa nelson.ubuntu em gmail.com
Sexta Julho 27 20:28:26 UTC 2007

Prezados Gurus,

Sou um quase ex-usuário de Windows louco para acabar com o dual boot. Já
usei tempos strás Mandriva e voltei ao Windows por conta de certas
aplicações para Palm. Estou desde abril usando o Ubuntu 7.04. O que me
impede de acabar com a partição Windows? Um probleminha com a placa wifi
que apareceu de repente. Vou explicar.

Instalei o Feisty Fawn e minha placa wifi, uma PCMCIA Belkin F5D7010
usando um Atheros Driver, funcionou imediatamente. Só precisei
configurá-la para a conexão com meu wifi access point doméstico que usa
o nível máximo de segurança disponível. Funcionou perfeitamente, sem
nenhuma dor de cabeça.

Tempos depois, não sei precisar quando, pois viajo muito a trabalho e
nessas horas, me conecto através da Vivo Zap, ao fazer uma atualização
oferecida pelo Ubuntu, nunca mais consegui me conectar em redes wifi.
Consigo ver as redes disponíveis mas não me conecto em nenhuma. Abrindo
Network Tools,  identifico a placa pelo MACaddress, mas ela está como
eth0:avahi e quando clico o botão de configuração, recebo a mensagem que
a interface não existe.

Experimentei, por sugestão no Ubuntu Forum, usar o Live CD e verificar
se o sistema reconhecia a placa. E ao fazer isso, minha placa foi
reconhecida em ath0 e usei-a como pude usá-la logo que instalei o
Ubuntu. Mas ao voltar para o SO instalado, o mesmo recorrente problema.
Alguém poderia me ajudar a corrigir este problema? Quem sabe desinstalar
essa configuração atual para tentar instalar de novo a anterior. Sei
lá.

Ajudas serão recompensadas com um sincero MUITO OBRIGADO!  ;-)

Grande abraço,
Nelson

P.S. me desculpem o tamanho da msg.