[Ubuntu-BR] Restringir login por dia/hora

Bohrer fjbohrer em gmail.com
Quinta Julho 26 14:43:12 UTC 2007

Vamo lá

Primeiro, no /etc/pam.d/login insira a seguinte linha: account
requisite      pam_time.so

Não necessariamente tenha que ser na primeira linha...

E no /etc/security/time.conf faz alguma coisa ao estilo:
login;*;root;!Al0000-2359

Atenção! Essa linha impede o login direto via root! Cuidado! Adapte da forma
como achar melhor.

Explicando: login;*;root;!Al0000-2359

login eh o programa em questão, no caso, não mude. [ poderias mudar pra ssh
ou qualquer outra coisa... ]
O segundo campo eh o tty [ terminais ].. deixando o *, a regra se aplicará a
todos.
O terceiro campo eh o usuário. Especifique o usuário para o qual pretendes
delimitar o horário
O quarto campo eh o do horário, no meu caso o ! na frente indica que não
deixara o root logar em qualquer horário entre 00:00 e 23:59.. ou seja,
nunca!

Bom, sobre a tua situação. Não entendi exatamente o que pretendes porque se
olhares a tua linha como ela consta, o usuario 'usuario' poderá logar em
qualquer dia da semana, em qualquer horário entre 00:00 e 24:00, ou seja,
sempre.

A tua linha está assim: login;tty*;usuario;Al0000-2400
Sugiro que mudes para login;*;usuario;Al0000-2359

Caso queira que o usuario nunca logue, coloque um ! na frente do Al, como em
login;*;usuario;!Al0000-2359
Assim ele nunca mais loga.

Caso queira que ele logue das 8 da manhã às 18:30 da tarde, faça da seguinte
forma: login;*;usuario;Al0800-1830
Assim, qualquer tentativa de login fora desse horário será negada.

Não sei se fui claro mas basicamente eh isso. Em caso de maiores dúvidas,
entre em contato.

Um abraço

Bohrer

On 7/26/07, Álvaro Vieira <alvaro.vieira em gmail.com> wrote:

> Pessoal,
>
> Estou tentando restringir o uso de um computador com base no horário,
> mas não estou conseguindo.
>
> Fiz o teste abaixo e o usuário logou sem problemas...
>
> /etc/pam.d/login, coloquei na primeira linha: account required
> /lib/security/pam_time.so
> /etc/security/time.conf, coloquei login;tty*;usuario;Al0000-2400
>
> Se alguém tiver alguma dica, fico grato.
>
> --
> Álvaro Vieira
> alvaro.vieira em gmail.com

Fernando Bohrer
Linux Registered User # 431341
Linux Professional Institute Certification Level 1 - [LPIC-1]
:wq