[Ubuntu-BR] Problema para instalar o OPEN CASCATE

J. F. Mitre jfmitre em gmail.com
Terça Julho 24 23:07:42 UTC 2007

Voce ser refere ao Open CASCADE, http://www.opencascade.org/, estou certo ?
Bom, eu nunca tentei instalar o mesmo sozinho, até porque ele sozinho é
muito "tosco" para o meu gosto (tudo é feito por linha de comando e via
códigos, apenas o resultado pode ser visualizado, seria muito parecido com o
gnuplot, mas um pouco mais complicado).

O que uso é a plataforma Salome, http://www.salome-platform.org/, ela nada
mais é do que o Open CASCADE com alguns utilitários adicionais e uma
interface similar a de um CAD tradicional.

Na página de download (você precisa se registrar para a acessar, mas o
software é opensource) têm a versão Debian Sarge com o devido .deb que
funciona no meu computador (com o 7.04) traquilamente.

Inconvenientes:
- a versão de Salomé é as vezes é um pontinho atrás do Open CASCADE final,
que é o núcleo, mas essa diferença (quando existe) não é significativa. No
momento, por exemplo, ela não existe.
- existe muito mais do que um simples cad por traz da plataforma Salome. Ele
é um objetivo de longo prazo para competir com caras e ferramentas de CAD E
geração de malhas E simulação E outras coisas. A questão é que só o open
cascade seria suficiente para qualquer um trabalhar com o CAD (tem que ser
alguém com coragem e muita disposição de ler muito manual, mas seria
possível) com a Plataforma Salome, existe muitas outras ferramentas que não
tem nada a ver com o processo de CAD, estão (ainda) "quase" indo para
integrações de simulações de estrutura e escoamentos da mecância de fluidos.
No caso, o grande problema é que existem mais opções disponíveis do que um
cadista precisaria saber, e menos opções do que um simulador deveria ver.

Eu sugiro que instale o salomé que é mais fácil por causa do .deb e azeitada
para o debian. Tenho certeza de que o espaço adicional consumido no HD não é
problema e que ignorar botões desconhecidos deve ser igualmente fácil.

Abraços.
J. F. Mitre