[Ubuntu-BR] Arquivo formato .hlp

Terça Julho 24 17:24:05 UTC 2007

Em 24/07/07, Raphael Menezes <raphaelm em gmail.com> escreveu:

> Existe um programa cross-plataform que lê .hlp sim, andre!
> Mas pra q .hlp se existe .chm que, imho, é melhor.

Olá Raphael.
Isto é certo!
Mas é justamente o que eu estava tentando defender no e-mail anterior, para
que usar .hlp e mesmo .chm (que são formatos fechados) se posso fazer
utilizando outras ferramentas livres e melhores?

De fato, para ler .hlp o próprio wine já vem como winhelp dele que dá conta
do recado. Para .chm também tem um .deb (que esqueci o nome agora e não
estou no Ubuntu pra ver). Mas ele poderia fazer a documentação em HTML
normal e distribuir compactado. Na chamada, de dentro do programa, basta
chamar o firefox com a url certa para o tópico, na forma
file:///caminho/para/minha/web/pagina/#topico. Com toda a vantagem do XHTML
e mesmo JavaScript atuais nos navegadores. Isto sim é cross-plataform, livre
e fácil de implementar, pois você usar o editor HTML que quiser e para
visualizar o navegador que quiser também (pode mesmo usar o OOo e salvar
como HTML). Há uma extensão do firefox que lê uma web mesmo compactada como
zip. Se precisar utilizar o IE, basta descompactar numa pasta de help na
hora da instalação. Lembrando somente que a estrutura de pasta é a velha
conhecida:

web

André Cavalcante

Manaus, AM.