[Ubuntu-BR] Arquivo formato .hlp

Terça Julho 24 14:47:36 UTC 2007

Em 20/07/07, Marcio Novelli <mnoveli em gmail.com> escreveu:

> Boa Tarde ..
> Existe algum programa pra linux ubuntu .deb ou .rpm ( assim eu converta o
> arquivo com o alien .deb) que eu venha a criar arquivos de help .hlp ?
> exemplo : quero criar um arquivo no formato .hlp ( arquivo.hlp) , sei que
> pra windows existe ..será que existe pra linux algum programa que venha a
> converter pro formato hlp ?
> alguem poderia me ajudar
> grato pela ajuda

Márcio, os arquivos de help .hlp são criados a partir do Microsoft Help
Workshop. Estes arquivos são considerados obsoletos e somente o leitor,
WinHelp ainda permanece no sistema Windows. Para você ter acesso e criar os
arquivos você deve baixar o Help Workshop do MSDN.
Os arquivos chm são criados a partir do HTML Help Workshop. Estes nada mais
são que uma Web (páginas HTML), com extensões compactadas. O leitor, o HTML
Help faz parte padrão do sistema.

Somente uma coisa, para uma lista de Linux, tais dúvidas deveriam ser
colocadas como Off Topic, ok. como manda a boa net etiqueta.

Agora, se você está interessado em fazer um help para um programa no Linux,
você deveria pensar em termos de algo mais aberto, como um HTML puro ou HTML
compactado com zip. O Firefox mantém extensões que você poderia utilizar
para isso, tanto para gerar quanto para mostrar. Mas existem outros
mecanismos para help. O padrão para o Gnome é o devhelp. Se você usar o KDE
pode simplesmente criar páginas de manual que o Konqueror pode mostrar bem
bonito e com links para outras páginas.

André Cavalcante
Manaus, AM.