[Ubuntu-BR] Anti-virus pra linux Ubuntu 7.04

Oscar L. Bertoldo Scherer olbscherer em gmail.com
Terça Julho 17 15:56:22 UTC 2007

Pessoal,

Para configuração de firewall via <iptables>, existe muita informação
no site do guia/FOCA GNU/ Linux. (http://focalinux.cipsga.org.br/). O
problema é que o iptables é "trabalhoso" para configurar, pois  além
de entender a sintaxe dos comandos utilizados pelo mesmo, é necessário
digitar tudo em um arquivo texto (é aí que muitos usuários "se
perdem).  Para a maior parte dos usuários domésticos é melhor (e mais
do que o suficiente)utilizar aplicativos como o <Firerstarter> e o
<Guarddog> (ambos são "frontends" do iptables) que tornam a tarefa de
configurar o firewall bem mais simples.
Eu utilizo o Guarddog que, em meu caso tem sido mais do que o
suficiente. No fórum do Ubuntu (forum.ubuntu-br.org), existe um tópico
ensinando como fazer a configuração básica do Guarddog
(http://ubuntuforum-br.org/index.php?topic=6632.0). O fórum do GdH
(www.guiadohardware.net/comunidade) também constitui ótima fonte de
consulta.

Quanto aos rootkits, até hoje não tive nenhum problema (olha que se eu
tivesse acessado esses sites via Windows, acho que até eu ficaria
doente). Utilizo o <chkrootkit> fazendo verificações semanalmente. O
mais importante para evitar a "contaminação" por estas e
outras"pragas" é trabalhar utilizando o usuário "root" somente quando
necessário e seguir o recomendação do nosso amigo hamacker, fazer
backup!

Espero ter ajudado.

Um abraço a todos,

Oscar