[Ubuntu-BR] Controlar cooler no notebook usando linux ubuntu via software

hamacker sirhamacker em gmail.com
Terça Julho 17 12:20:38 UTC 2007

Rapaz, o controle da ventuinha é automático por parte dum módulo que é
carregado no momento de boot. Eu não sei o nome do módulo, mas dá uma
pesquisa no google por linux+<seu modelo de notebook>[+fan][+cooler]
que alguma coisa virá a tona.

No meu notebook que é centrino, isso foi ajustado outofbox e nem ouço
a ventuinha trabalhando. Sei que modelos que usam processadores AMD
não são tão automáticos e alguns tem dificuldades em configurar a
ventuinha e a hibernação.

[]'s e sucesso.