[Ubuntu-BR] Tutorial para LTSP com o ubuntu.

anderson em unifal-mg.edu.br anderson em unifal-mg.edu.br
Segunda Julho 9 15:48:54 UTC 2007

oi Roberto!

se preferir pode falar comigo diretamente no anderson em unifal-mg.edu.br
... depois de resolvido vc manda um tutorial pra lista ... :-)

> anderson é fácil configurar digo isso se tudo é feito em modo gráfico ou
> se é no modo texto (manualmente)?
tudo é resolvido na instalação (creio que em modo texto) mas o sistema
funciona naturalmente em modo gráfico.

*** na instalação vc pede Servidor LTSP. Ele te pergunta em qual placa de
rede (vc precisará de 2). A eth0 configuramos normalmente para nossa rede
interna e a eth1 escolhemos para o LTSP. O ip da eth1 será configurada
então para 192.168.0.254. A eth1 deverá ser ligada num switch, onde serão
ligadas TODAS as estações. (192.168.0.1; 192.168.0.2; ...)
O instalador faz todo o trabalho pesado, ele instala e configura:
1) DHCP para fornecer IP para as estações.
2) TFTP para fazer o download da imagem de boot linux.
3) NFS para compartilhar o /home (não tenho certeza)
4) XDMCP para fornecer a sessão remota.

resumindo: basta instalar o LTSP, preparar os disquetes de boot e pronto!
(e criar no servidor um usuário para cada estação: est01, est02, est03...)

> será que acho algum tuto no site do ubuntu brasil?
a dica do Reginaldo Radel é boa.
http://wiki.ubuntubrasil.org/ThinClientHowTo?highlight=%28thin%29

> esse disco de boot da pra por em mini-cd
não sei... procure por algo em
*** http://www.rom-o-matic.org/ ***
no item
* 2) Choose ROM output format:
escolhemos para disquete:
* Floppy bootable ROM Image (.zdsk)
talvez para CD seja:
* ISO bootable without legacy floppy disk emulation (.iso)

aqui as placas de rede eram: eepro100:82556 - [0x8086,0x1228]

opinião pessoal: se o boot pode ser feito por (cabe em um) disquete pra
que gastar com leitor de CD e miniCD? nós utilizamos disquetes a 6 meses e
nenhum deles deu pau ainda...(tb só são acionados durante 1 segundo por
dia)

> desde já te agradeço a tua resposta.
valeu!

    abraço do Anderson