[Ubuntu-BR] acessar computador linux

Reginaldo Radel reginaldo.radel em gmail.com
Sexta Julho 6 09:10:33 UTC 2007

Na máquina que vai ser acessada instale o openssh-server
Por padrão o ssh escuta na porta 22. Se vc for acessar uma máquina pela
internet talvez tenha que mudar a porta nas configurações do ssh. Algumas
operadoras bloqueiam porta baixas (até 1024).

Então, na máquina que vai fzer o acesso abra o konqueror e na barra de
endereços digite:
fish://conta@ip_da_máquina

Se mudou a porta o comando do konqueror é:
fish://conta@ip_da_máquina:nr_porta

O ip de uma máquina na internet pode ser descoberto visitando www.meuip.com.br

OU

No konqueror na barra de endereços digite remote:/
Selecione "Adiconar uma pasta de rede" e escolha uma das opções WebFolder,
FTP, Microsoft Windows, Shell seguro (ssh). No seu caso ssh.

Preencha os campos do "Assistente de Pastas de Rede"
"Nome" para a conexão (Escritório, Casa...)
"Usuário" é uma conta no computador acessado
"Servidor" nr_ip
"Porta"
"Pasta" coloque "/home/" ver home dos usários
Marque com X "Criar um ícone para esta pasta remota"  isso facilitará novos
acessos.

Obs:
- Depois de conectado observe a barra de endereços.
- Você também pode colocar o endereço nos seus favoritos do konqueror

Em Sexta 06 Julho 2007, Marcio Novelli escreveu:
> alguem poderia me ajudar
> instalei ubuntu 7.04 numa maquina  desktop e em outro num notebook também
> ubuntu 7.04 tem algum soft aplicativo que eu possa acessar a outra maquina
> ..
> tipo acessar remotamente ..mas qual aplicativo posso usar no gnome ou kde
> ubuntu 7.04
> grato pela ajuda
> marcio

Reginaldo Radel - Assessor Parlamentar
Deputado Estadual PASTOR EDSON
Lei 14058/2003 - Uso do Software Livre no Paraná
Lei 14195/2003 - Serviços Eletrônicos em Sistema Operacional Aberto
Projeto 503/2006 - Uso do padrão ODF no Paraná
Conheça seu trabalho em www.pastoredson.com.br