[Ubuntu-BR] MPS - Minha Primeira Semana

Quarta Janeiro 31 14:35:05 UTC 2007

Olá,

Faz algum tempo que não via a lista, mas agora estou de volta.

Achei a discussão e a idéia ótima.

Só uma coisa, porque, já na primeira semana a gente tem que fazer um
computador dual boot?
Não sei se vou levantar polêmica (não é essa a intenção), mas vejo a
necessidade de um dual somente em estações corporativas, tipo necessito de
um certo software que ou só roda no windows ou no wine ainda fica uma bronca
o uso. Além do que ainda mantém a idéia de que vou precisar do windows, o
que não é verdade.
Minha sugestão: na primeira semana, instalar o sistema básico e baixar as
atualizações de idioma. Como o suporte para java (apesar de agora se livre)
ainda não está completo, tem a configuração do java. Também tem a
configuração do que é proprietário, que ainda vamos ter que conviver com um
bom tempo: flash, mp3, codecs do windows, etc.
Para o final da semana, aí sim introduzir o usuário em coisas mais
"avançadas" como wine, jogos, e um dual boot.

Agora o porque da minha preocupação: vejo que o projeto MPS seja para o
usuário desktop de casa que tenha acesso a Internet fácil (ou por outra, não
seja linha discada) - apesar de ainda ser uma minoria é um público
especialmente apto ao ubuntu e sem o windows: a maior parte deles (ou todos)
usam windows pirata, tem acesso a Internet e, por isso, é fácil baixar os
pacotes de atualização/configuração, e estes é que são o alvo preferencial
do "mercado" de softrware domésticos na atualidade. Eles basicamente usam a
Web para diversão, pesquisas, estudos, e multimídia via CD/DVD. Raramente
vão rodar algo que o ubuntu não tenha similar ou não possa emular. O ubuntu
pode muito bem substituir o windows nesse quesito.

Depois desta 1ª MPS, aí sim, vamos pensar em uma MPS corporativa, MPS
servidor etc...

André Cavalcante
Manaus, AM.