[Ubuntu-BR] [Fwd: LoCo Feedback: Languages!]

Lucas Arruda (llbra) lucasarruda em gmail.com
Quarta Janeiro 31 11:15:42 UTC 2007

> Vale lembrar também que a página inicial do firefox, aquela que dá um
> monte de links do ubuntu, remete para páginas em inglês, mesmo havendo
> similar nacional. Eu gostaria de ver ali uma página feita por esta
> comunidade, quem sabe até parecida com a página www ou wiki nacional.

Bem lembrado Jose Vitor, a tempos queria falar sobre isso e nao lembrava
ou entao nao tinha tido a oportunidade certa.

Na primeira tela de instalação do Ubuntu via o live cd, ao escolhermos o
> idioma Portugues (Brasil), o texto é modificado para o inglês, mas os
> botões
> continuam com "Forward" e "Cancel". Acho que é isso. Vou confirmar depois.

Tambem confirmo isso. O texto em si muda, mas os botoes so mudam
na proxima tela.

Bom, meu report e que de modo geral o sistema de idiomas funciona
muito bem no Linux, e fantastico poder mudar tao facil de idioma e um
americano poder acompanhar o que vc faz no Desktop entendendo tudo.

Para mim ainda temos um elo fraco, o Rosetta. Apesar de uma grande
ferramenta, ultimamente ela tem dado bastante problemas. Sei que
estao adicionando um monte de coisas nela, mas uptime sem timeout
tambem e importante.

Gostaria de melhorar no Rosetta tambem o filtro dele. Acho que ele
deveria poder filtrar por "Last translated", por "Autor da Traducao",
assim fica mais facil revisar strings de alguem, mesmo as recente
aprovadas.

Tenho muita dificuldade em distinguir o que é tradução do Gnome, do
> GNU/Linux e do que é tradução do Ubuntu.

Tudo isso e misturado no launchpad.net, nao tem uma distincao
notavel, a nao ser o prefixo gnome e sufixo ubuntu.

O que particulamente me irrita bastante são as poucas manpages
> traduzidas para nosso idioma. Também não posso deixar de citar o Ajuda
> do Gnome.

Documentacao e muito complicado. Geralmente eles tocam em muitos
pontos especificos e sao grandes.
Temos, tambem, que docs especificos e manpages sao ultimos na
prioridade, ate porque saber ingles e quase que uma exigencia de um
programador ou usuario mais avancado.

--
Lucas Arruda
lucasarruda.com