[Ubuntu-BR] Impressões da reunião

José Geraldo Gouvêa jggouvea em gmail.com
Segunda Janeiro 29 22:29:57 UTC 2007

Em Seg, 2007-01-29 às 16:04 -0200, Adilson Oliveira escreveu:
>  pode por ele num CD?
> >

> Já faz algum tempo que eu tenho pensado em usar uma ferramenta como o
> Reconstructor[1] para criar uma versão "Brasileira" do Ubuntu já
> contendo todos os codecs proprietários, BROffice, etc.
>
> []s

Desculpe, ainda não entendo muito das tecnicalidades do assunto mas quis
dar um paalpite.

Essa sua sugestão não seria, então, um fork, seria apenas um "instalador
brasileiro" da mesma distribuição Ubuntu. Seria, então, viável
distribuir as imagens ISO desse instalador? contendo pacotes como:

* broffice (128MB)
* w32codecs (24MB)
* java1.5 (21MB)
* java-sdk (?MB)
* Opera (4MB)
* skype (6MB?)

Ou seria mais fácil que o instalador tivesse os pacotes de um sistema
Ubuntu bem básico e desse aos usuários a opção de instalar da internet
os aplicativos "brasileiros" (invertendo o que é hoje)?

Mas pensando melhor, é viável esperar que o usuário baixe outra iso?!

Estou fazendo estas perguntas porque não estou conseguindo acompanhar
este aspecto da discussão e acho que seria bom um pouco mais de
definição se o "cd brasileiro" seria instalador ou só um repositório.

No segundo caso eu acho que ele é supérfluo pois nem todo mundo quererá
instalar todos os pacotes e assim ficaria melhor baixar da internet. A
única utilidade do CD-repositório seria, então, atender a usuários de
dial-up ou sem internet que baixariam a imagem em cyber-cafés e usariam
em seus pcs.

Vamos ver para que lado a discussão vai.... ;-)

--
José Geraldo Gouvêa <jggouvea em gmail.com>