[Ubuntu-BR] Impressões da reunião

Gutemberg Motta gutembergmotta em yahoo.com.br
Segunda Janeiro 29 16:24:54 UTC 2007

1. Como sugerido, farei minha recomendações ao docteam

2. Não acredito na viabilidade do patricínio do label do cd. Mas acho que deve-se ser feita a versão brasileira do CD do Ubuntu, mesmo q não se consiga fazer CDs e distribuir, ao menos disponibilizar a .ISO brasileira.

4. O importante é manutenção de um encontro periodico dos membros. Mensal talvez realmente seja mais viável.

Gutemberg

raulpereira <contato em raulpereira.com> wrote: Fala Gutemberg,

Primeiramente muito obrigado por enviar este email, não pude comparecer por
motivos pessoas mas estarei disposto a comparecer nas próximas, segue minha
opinião sobre os tópicos enviados:

1. não vejo necessidade de reorganização, a navegação melhorou muito com a
última grande mudança, mas acredito q falta trabalhar muito questões de
acessibilidade e padronização, porém já temos muitos bons exemplos dentro
destes quesitos, a questão agora é somente de evolução e não reconstrução.

2. Acredito que a canonical bancar os custos será muito complicado, porque
além de ter esse fator de alcançar o custo de produção, tem também a nossa
Receita que já dá problema com a chegada de CD gratuito imagina com o envio
de uma verba alta? Vc não acha que vai acabar havendo taxação eu tenho
certeza. Sobre a ONG .. ?! ... não posso falar nada pois não sei como
funciona (infraestrutura, custo, etc).

Mas pq não um patrocínio? Não sei como arranjar, mas tenho uma idéia,
transformar o label do CD em uma área de marketing, alguma pequena área q
seja (algum designer de plantão pra ajudar nisso?), disponibilizaríamos essa
área para ser "vendida", justamente para custear a produção deste CD no
Brasil. Todo o custo (nota fiscal, etc e tal) deveria ser divulgado em uma
home page, tanto para que a comunidade fique ciente que não há lucro sendo
embolsado, quanto para o patrocinador ficar ciente das movimentações que o
dinheiro investido. Ganhos para o patrocinador? uma propagando permanente em
um SO que só tende a crescer. Ganhos para comunidade um CD gratuito que
chegará mais rápido em nossos lares e uma maior divulgação na mídia sobre o
assunto, resumindo todo mundo sai ganhando.

3. Regional teria um papel importante nesse lance da distribuição de CD, mas
é preciso ter pessoas comprometidas e principalmente com tempo para isso.

4. Reunião de comunidades como Ubuntu, sempre são boas de serem realizadas
com freqüência, ideal que seja mensal, pois durante o mês é o tempo de
levantar o assunto da próxima e dar um gás nos assuntos tratados na
anterior. Com isso medisse o tempo em que as coisas tratadas funcionam e
conseguisse fazer um planejamento melhor para o futuro almejado pela
comunidade.

Reunião sempre precisa de pauta e ata. Pauta para manter a reunião no trilho
(senão vira babel) e ata para ter um histórico resumido do que foi tratado,
o wiki é uma ferramenta/repositório ótima para isso. E toda pauta já tem os
participantes previstos e na ata os participantes que compareceram ou não.
Essas burocracias são boas para evitar que assuntos voltem a ser tratados, e
q novatos, como eu, fiquem por dentro de assuntos antigos.

No mais é isso ... []'s a todos,
raulpereira.

On 1/28/07, Gutemberg Motta  wrote:

> Galera,
>
> Acredito que a última reunião não tenha sido muito produtiva. Entendo que
> todos possuem compromissos assim como eu, mas a vontade em colaborar com o
> prosseguimento da reunião não foi geral.
>
> Gostaria de tocar aqui em alguns pontos:
>
> 1. Reorganização do layout do ubuntu-br (Entrarei em contato com o
> DocTeam)
>
> 2. Produção dos CDs no Brasil: Acho muito difícil atingirmos um preço
> menor que 1 real (custo atual da canonical com produção + distribuição). A
> [...]

Raul Pereira Da Silva