[Ubuntu-BR] Posso instalar programas 32bits no ubuntu de 64bits??????

Aldo Nogueira aldo.nogueira em gmail.com
Domingo Janeiro 28 23:42:16 UTC 2007

Instalar pacotes .deb, não dá por que há uma verificação de
arquitetura e ele reclama. Dá pra forçar e o dpkg ignora isso, mas
acho que isso não é muito recomendado. Não lembro por que. Por outro
lado, dá pra pegar um pacote que feito pra 32, descompactar, mudar pra
64 e recompactar. Aí você engana o dpkg direitinho. Dicas aqui [1]

Mas o que interessa mesmo é que o sistema detecta que o executável é
de 32 bits e o roda em modo 32, linkando com os .so do /usr/lib32. Por
exemplo, dá pra baixar tar.gz do Firefox do site, descompactar e sair
usando.

Abraços

Aldo

[1]http://www.vivaolinux.com.br/artigos/verArtigo.php?codigo=5200&pagina=5