[Ubuntu-BR] Sistema de arquivo danificado (ii)

juvenalneto em bighost.com.br juvenalneto em bighost.com.br
Domingo Janeiro 28 14:03:55 UTC 2007

Quando tentei voltar ao XP, utilizei mkntfs -d, mas o XP não reconhece a existência do
disco, embora o BIOS, no boot, o faça, e de maneira correta.

Quando tentei mais tarde reformatá-lo novamente para o Linux, utilizei mkreiser -d -f. A
operação é concluída com sucesso, mas quando dou o boot, o qparted não reconhece o
sistema de arquivos, e não posso montar a partição.

Em tempo: quando tento o mkntfs com o -d (debug), recebo a mensagem, no final, após
encher de zeros a partição, que não foi possível gravar a tabela, ou algo parecido (I/O
error)

Sobre a recomendação de não utilizar esses procedimentos com freqüência, infelizmente é
algo que os fabricantes podem informar - mas não encontrei, infelizmente, em nenhum
manual do Linux que pesquisei.

Espero que, burramente, não tem "detonado" meu HD ATA relativamente novo de 80MB...