[Ubuntu-BR] Sistema de arquivo danificado

José Geraldo Gouvêa jggouvea em gmail.com
Sábado Janeiro 27 12:40:51 UTC 2007

Em Sáb, 2007-01-27 às 06:55 -0200, juvenalneto em bighost.com.br escreveu:
> No processo de formatação de um HD, acho que consegui danificar o sistema de arquivos
> (estupidamente cancelei o processo de formatação em curso, e agora parece que não
> consigo mais formatá-lo).
>
> Há maneira de corrigir o problema, ou acabei danificando mesmo meu HD?

O sistema de arquivo é uma coisa e o HD físico é outra. Use o Gparted no
HD, apague a(s) partição(ões) danificadas e recrie-as, de preferência
com tamanho ligeiramente diferente para forçar o parted a recriar a
tabela de partições também.

Agora umas dúvidas: a menos que você esteja formatando fisicamente um HD
ou  fazendo uma formatação do tipo "limpeza de disco", o processo, com o
Linux é muito rápido, pois se resume a criar uma tabela de partições e
sistemas de arquivo, já fiz uma partição de 60Gb em alguns segundos.

Você estava fazendo formatação física? Por quê? Lembre-se de que
formatação física não é algo que deve ser feito normalmente, apenas em
casos extremos, para tentar recuperar "bad blocks".

Você estava fazendo limpeza de disco? Estava usando ferramentas do Linux
ou do Windows?
--
José Geraldo Gouvêa <jggouvea em gmail.com>