[Ubuntu-BR] Tamanho dos ogg's

Lucas Arruda (llbra) lucasarruda em gmail.com
Sábado Janeiro 27 04:13:15 UTC 2007

> use a opção de salvar em .wav do mpg321 e depois taque "oggenc *.wav" e
> veja que linda coisa vai acontecer. Por padrão, um arquivo ogg é cerca
> de 90% do tamanho de um mp3 de mesma qualidade (mas normalmente você
> consegue mais redução que isso).

Passar pra de mp3 pra .wav e depois pra Ogg tb nao e legal, o interessante e
pegar um CD
e de .wav passar para .ogg.

Fiz o teste direto de um .wav.
Compare:

- Em mp3 128kbps ele teria 5,1MB, em 192kbps ele tem 7,1MB.

- Em ogg, ele ficou com apenas 1,7MB, e usou como padrao 40kbps no comando
oggenc.
A qualidade parece boa, mas nao posso dizer ao certo se e tao bom quanto o
mp3 de 192
ou entao melhor que o mp3 128, so posso afirmar que nao haviam falhas no
som, e ele
parecia funcionar tao bem quanto um wma de 64 que tambem da impressao de ser
igual
ao um mp3 128.

Ogg vorbis também tem bitrate variável.

Me falaram, realmente vi isso nesse artigo [0] da Wikipedia. O oggenc usou
apenas 40kbps,
mas nao esta com qualidade ruim nao, esta bem audivel. *Pude notar o VBR do
ogg no
XMMS*, mas que ficava quase sempre entre 30 e pocos, ate 40 e poucos.
Estranho que
esta em 22hz ao inves de 44hz, nao sei no que isso muda, pensei que fosse
mudar qualidade,
mas nao notei nada...

O formato ogg vorbis é livre, na minha opinião esta é a principal
> vantagem sobre o mp3.

Claro, com toda certeza! Prefiro usar o .ogg, o problema mesmo ainda e falta
de
compatibilidade. Nunca vi um DVD player que tocasse isso, e desconheco sons
de carros
que toquem tambem. Rodo, porem, muito bem eles no palm, mas acredito que
poucos
celulares rodem eles...

--
Lucas Arruda