[Ubuntu-BR] Recuperar a senha do root

José Geraldo Gouvêa jggouvea em gmail.com
Quinta Janeiro 25 22:38:14 UTC 2007

Em Qui, 2007-01-25 às 10:41 -0200, Vítor escreveu:

> Eu não costumo usar o root. O meu problema era que, por algum motivo,
> o Azureus não estava conseguindo instalar uma atualização. Dizia que a
> pasta não tinha permissão de escrita. Como eu não sei outra forma de
> resolver isso, entrei no sistema como usuário raiz e fiz a
> atualização.

"sudo chmod a+r pasta" (todo mundo passa a poder ler)
"sudo chmod a+w pasta" (todo mundo passa a poder escrever)
"sudo chmod a+x pasta" (todo mundo passa a poder executar)

"sudo chmod a-r pasta" (proíbe todo mundo de ler)
"sudo chmod a-w pasta" (proíbe todo mundo de escrever)
"sudo chmod a-x pasta" (proíbe todo mundo de executar)

"sudo chmod 666 pasta" (permissões de leitura e escrita, sem execução)
"sudo chmod 777 pasta" (permissões totais, para todos)
"sudo chmod 755 pasta" (o dono faz tudo, os outros lêem e executam)
"sudo chmod 644 pasta" (o dono lê e escreve, os outros só lêem)
"sudo chmod 700 pasta" (só o dono faz tudo, ninguem mais faz nada, ideal
para seu home)

Nesses comandos acima, o primeiro algarismo representa o dono; o
segundo, o grupo do dono; e o terceiro, os demais grupos/usuários.

"sudo chown usuario.grupo pasta" (muda o dono e o grupo da pasta)
"sudo chown usuario.usuario pasta" (muda o dono da pasta)
--
José Geraldo Gouvêa <jggouvea em gmail.com>