[Ubuntu-BR] Copiando arquivos com simbolos do Windows no nome

Luiz Henrique Farcic Mineo luiz.mineo em gmail.com
Sábado Janeiro 20 23:42:20 UTC 2007

Entendi, o que você pode fazer é copiar todos os arquivos para o hd
normalmente, e depois converter os seus nomes seguindo essa dica aqui:

http://www.vivaolinux.com.br/dicas/verDica.php?codigo=7329

O que ele faz eh ler todos os arquivos de um diretório e renomeá-los
usando o iconv, porém, da pra melhorar o exemplo dado ali um pouco:

-----------------------------------
########
convisotoutf.sh
########
#!/bin/sh
i=0;
ls -1 -R | while read arquivo
do
  if echo $arquivo | grep "^\./.*:$" > /dev/null
  then
    continue;
  fi
  novo="`echo $arquivo | iconv -f ISO-8859-1 -t UTF-8`"
  if [ "$novo" != "$arquivo" ] ;
  then
    mv "$arquivo" "$novo"
    $i = $i + 1;
  fi
done
echo " $i arquivos renomeados!"

A diferença aqui é que estamos convertendo de iso para utf, e não o
contrário (duh! =p) além do que os arquivos dos subdiretórios tbm são
incluídos, e no fim o nro de arquivos renomeados tbm é impresso, soh pra
saber se a bagaça funcionou ou não

espero ter ajudado