[Ubuntu-BR] Placa de vídeo com driver livre para AIGLX e Compiz ou Beryl

sirhamacker sir sirhamacker em gmail.com
Quarta Janeiro 17 12:53:26 UTC 2007

Driver opensource vai ser dificil.

Tem iniciativas tanto para ATI como voce descreveu bem nos links, como
também da NVIDIA :
http://www.phoronix.com/scan.php?page=article&item=614&num=1

No link acima tem até um screenshot mostrando aceleração pelo mesa usando o
tal driver opensource para NVIDIA.

Os drivers opensource para ATI foram baseados nas especificacoes que a ATI
passou a dar antes de 2003, depois disso ela não liberou mais nenhuma
especificação.

Vale lembrar que a NVIDIA liberou os drivers nforce como opensource :
http://www.nvidia.com/object/linux_nforce_1.21.html

Acho que vai demorar muito para ATI e NVIDIA liberarem pelo menos a
especificação de suas placas.

[]'s e sucesso