[Ubuntu-BR] ferramentas para notebook

sirhamacker sir sirhamacker em gmail.com
Terça Janeiro 16 18:56:13 UTC 2007

Com um Notebook sua única preocupação é ver se todos os itens funcionam e
funcionam bem.
Não há cuidados especiais a não ser a configuração. Há notebooks onde é
praticamente instalar no ubuntu e pimba, tudo já sai funcionando de cara,
mas o winmodem, leitores de cartao sd/md/mmc/memstick, webcam, placa wifi e
placa de video são itens que podem dar dor de cabeça se tiver de configurar
manualmente.

Centrino por exemplo, voce não terá de se preocupar com aquecimento, wifi.
Placas de video intel, ati e nvidia(ideal) são melhores.
Winmodem compátivel com smartlink evitaria muitos aborrecimentos.
Na hora da instalação é bom deixar /home separado de outras partições, assim
voce separa os seus dados e poderá re-instalar o Ubuntu ou outra distro sem
se preocupar com os dados importantes que não podem ser apagados.
Não é preciso desfragmentar, no entanto por padrao a cada 30 "boots" o
sistema automaticamente vai querer fazer uma checagem no disco
(<>fragmentacao).
tela de LCD é só voce jogar um fundo branco e se existir algum ponto preto,
parabens! acabou de achar um deadpixel.
Use fontes precisam ser renderizadas para monitores LCD, no GNOME isso é
feito no sistema->preferencias->fontes, o windows nem sem se tem isso.
Bateria, só consultando o manual. Tem vendedor que diz que é bom usar a
bateria, não deixar pregado o tempo todo na tomada. Eu semprei usei os meus
na tomada e em poucas ocasioes fico usando a bateria e nunca houve problema.
Mas um colega meu que tem um notebook xingling a bateria dele acabou em
menos de 1 ano e ele só deixava na tomada. Portanto acho que há variações de
bateria para bateria.
Os notebooks que tive da Asus e Toshiba possuem seus controles
(contraste/liga/desliga lcd, volume/som, liga/desliga wifi) por hardware.
Mas alguns notebooks que são montados (asus, sis,...) possuem seus controles
por software, voce instala alguns aplicativos no windows e estes hardware
são administrados pela bandeija do windows. Pessoalmente acho isso chato.
[]'s