[Ubuntu-BR] Distribuições para um iniciante

Nilton Pessanha niltonpess em terra.com.br
Segunda Janeiro 15 11:20:05 UTC 2007

Bom dia a todos!
Sou iniciante no universo linux, usando Mac e Rwindows até agora.
Baixei diversas distribuições em CD para escolher uma como usuário
doméstico, mas...

O Knoppix 5.1.1 rodou do Cd maravilhosamente, encontrando todos os
discos do PC com Windows XP instalado, mas não está em português!
O Ubuntu 6.10 não quer rodar do CD, só aceita instalar.
O Kubuntu 6.10 roda bem, mas não acha os discos do Windows XP e não
está em português.
O Ubuntu 6.06 roda muito bem, mas não acha os discos do Windows XP.
O Mandriva 2007 One CD roda muito bem, mas não acha os discos do
Windows XP, nem instala o Samba.
O Kurumin 6.1 roda muito bem, mas precisa de uma máquina virtual
instalada para rodar do CD.

De todos, o que melhor funcionou com os discos do Windows XP foi o
Knoppix, mas quero ele em português.
Se eu instalar o Mandriva 2007 DVD será que vai rodar com o Samba?

agradeço a quem puder ajudar-me a escolher.
Muito obrigado!