[Ubuntu-BR] Instabilidade Firefox 2.0.0.1 e X Server

Segunda Janeiro 8 20:03:50 UTC 2007

Olá Allison, sei que está quase um off, mas...

2007/1/8, Allison Almeida <allison.almeida em gmail.com>:

> Sir.
>

> Concordo no que diz respeito aos programas mais atualizados.
>
> Mas considero que o controle de qualidade deve observar melhor, quanto a
> estabilidade das versões mais novas dos programas, antes de acrescentá-las
> ao novo Ubuntu. Principalmente, porque o alvo de usuários do Ubuntu são
> usuários "Leigos", que não sabem e não querem resolver problemas de
> "versões
> atualizadas" ou "drivers antigos ou novos".

Bom, o 6.10 foi lançado não como uma versão de LTS (Long Term Suport), ao
contrário, no site está bem claro que se trata de uma versão com as
funcionalidades mais novas, entretanto sem tanto suporte assim. Isso você
também deve ter reparado.
Por outro lado, no Windows também temos problemas com drivers antigos e
novos. Isso não é uma característica do SO ou do pessoal de qualidade. Atire
a primeira pedra quem já não deu socos na mesa porque um drive do windows,
que veio na caixa, não funcionou a contento e você teve que baixar uma
versão mais nova (às vezes até na sessão "legacy" do site). Então não vejo
que seja algo que os "Leigos" (isso se referindo a quem veio do Windows) não
esteja acostumado.

O Grande diferencial do Ubuntu é exatamente a facilidade de uso e instalação
> para usuários sem conhecimento técnico. Acho que o 6.10 perdeu o foco, no
> que diz respeito a este quesito.

Ao meu ver, a única coisa que temos que instalar e configurar no Ubuntu são
exatamente as extensões proprietárias (drivers, mp3, java etc.) No mais tá
tudo redondo.

Com relação ao reconhecimento de hardware, não considero "Azar" o S.O. parar
> de reconhecer um hardware que reconhecia na versão anterior(Se ao menos
> fosse algum hardware muito antigo e suportado a várias versões?!).
> Considero
> falha de compatibilidade retroativa, visto que se um usuário possui uma
> máquina que roda uma versão anterior do S.O. perfeitamente e sem falhas ou
> instabilidades(Crédito ao Ubuntu 6.06), o que se espera é rodar igual ou
> melhor com uma versão nova deste mesmo S.O.

Isso é verdade, mas também acontece com o Windows, vide a minha argumentação
na 1ª questão acima.

Concordo que algumas falhas já foram documentadas, mas não concordo que
> foram pontuais. O número de usuários que reclama de falhas no 6.10 é bem
> maior que no 6.06 aparentemente. Vou tentar procurar números, mas pela
> leitura dos fóruns, parece que o 6.10 regrediu para a quantidade de
> problemas da versão anterior ao 6.06.

Dada a característica da versão, é até pouco essa quantidade. No mundo open
source é comum as coisas acontecerem para depois se achar a solução e não o
contrário, ficar inventando problemas e depois vender soluções. Mas nem tudo
é perfeito, e o 6.10 realmente tá mais cheio de problemas que o anterior.
Isso principalmente porque também conta com o kernel mais novo, os drivers
mais novos, o gnome mais novo e por aí vai.

[]s
> Allison Almeida.

André Cavalcante
Manaus, AM.