[Ubuntu-BR] Sobre o YouTube - Sul do País (BrodocK)

Pete Pistol petempistol em gmail.com
Segunda Janeiro 8 13:07:08 UTC 2007

Prezados,
Sou advogado (meio perdido aqui na lista, tentando migrar de softwares
proprietário para livre aos poucos) e me especializo na área de TI (Direito
da Informática como convencionamos). Enfim, por uma grande coincidência eu
acabei de escrever um artigo em Inglês sobre o tema envolvendo conflito de
jurisdição (quando não se sabe quem é o país competente para julgar
determinado caso), e eu trato um pouco dessa parte sobre um país tentar
bloquear acesso a sites de outros países.
É um tema ainda muito verde, mas acho que essa solução do desembagador de
São Paulo é uma saída simplista para um problema complexo. Bloquear acesso
de milhões de usuários a um determinado site por conta de um único vídeo não
é aceitável (neste caso é ainda pior porque o direito de privacidade da
moçoila e do rapaz é bastante questionável eu diria).
Sobre essa decisão em específico vejo os seguintes problemas:
1 - O Desembargador não levou em conta os custos (financeiros e
não-financeiros) que a decisão iria impor a terceiros, como provedores de
backbone que tem que instalar filtros em seus sistemas, e usuários que
tiveram acesso bloqueado a conteúdo lícito;
2 - Falta de utilidade prática, uma vez que como me disse um colega: "uma
vez na Internet, para sempre na Internet". De que adiantou toda essa
balburdia? Nada. Qualquer criança de 10 anos te acha uma versão do vídeo em
5 minutos em 15 sites diferentes (que não o Youtube, Globo e IG, que são os
réus da ação), fora que os próprios usuários que tiverem acesso bloqueado
podem usar um proxy para contornar esse incômodo.
Enfim, quem quiser dar uma olhada no artigo me mande um email que eu
encaminho porque eu ainda não sei onde vai ser publicado.
Cheers,