[Ubuntu-BR] Converter muitos arquivos iso para utf

Flavio Henrique Araque Gurgel fhagur em gmail.com
Quarta Janeiro 3 19:46:49 UTC 2007

Nilo Martins escreveu:
> Olá pessoal, estou com um probleminha.
>
> Peguei um pacote com um site em php que foi feito usando iso e quando abro
> no meu browser fica cheio de um caracter especial parecido com "?".

Básico. Acontece com todo mundo...
> Já achei um comando que converte iso para utf-8:
>
> iconv -f iso-8859-1 -t utf-8 origem.txt > saida.txt

Não é a solução mais indicada.
> Porém eu tenho algumas centenas de arquivos para converter...
>
> Teria alguma forma de fazer isso para um diretório e seus dub-diretorios?

digite man iconv e veja que ele pode fazer isso em lote.

A outra forma de fazer isso, e mais correta, é fazer o seu browser
"entender" que tipo de codificação o seu arquivo está usando,
provavelmente criado no... no... ARGH... Windo_w_s.

Então coloca isso aqui antes de _qualquer outra saída_ do php. O melhor
mesmo é que fique no início de cada página, ou no topo de páginas que
chamem outras.

<?php
  header('Content-type: text/html; charset=iso-8859-1');
?>

Isso manda um "header" passando por cima da configuração do Apache,
informando ao browser que seu documento é iso-8859-1.
Outra forma é instalar o locale pt_BR que dá na mesma, só que não sei se
funciona no Ubuntu. No Debian é:
dpkg-reconfigure locale
E adiciona o pt_BR (deve estar só pt_BR-UTF8)

É importante ter, antes do <html> o seguinte:
<!DOCTYPE html PUBLIC "-//W3C//DTD HTML 4.01 Transitional//EN">

Abraço!
Flavio