[Ubuntu-BR] Me FU

Antonio Fonseca antonio.fonseca em gmail.com
Segunda Fevereiro 26 05:54:35 UTC 2007

Se você está usando ext3 infelizmente não há muito o que fazer então. Você
poderia até recuperar alguns arquivos texto usando essa técnica:

http://recover.sourceforge.net/unix/

Por causa da maneira como o ext3 funciona (para aumentar a confiabilidade
dos dados armazenados no volume), diferente do que ocorre com o ext2,
provavelmente você não encontrará uma maneira fácil para 'undelete' seus
arquivos.

Veja o que tem a dizer Andreas Dilger, um dos desenvolvedores do ext3:

*In order to ensure that ext3 can safely resume an unlink after a crash, it
actually zeros out the block pointers in the inode, whereas
ext2 just marks these blocks as unused in the block bitmaps and marks the
inode as "deleted" and leaves the block pointers alone.*
*Your only hope is to "grep" for parts of your files that have been deleted
and hope for the best.

http://batleth.sapienti-sat.org/projects/FAQs/ext3-faq.html
*
Sei que agora não deve ajudar muito mas é sempre bom lembrar de fazer
backups de dados importantes, principalmente antes de fazer experiências com
o sistema de arquivos.

>Estava procurando uma maneira de renomear varios arquivos ao mesmo tempo,
entrei no vivaolinux e tentei >ajeitar primeiro, pondo tudo em minúsculo...

Desculpe não poder ajudá-lo muito nesse caso. Se conseguir algum progresso
nos informe.

Abraço,