[Ubuntu-BR] Linux e Velox

Antonio Fonseca antonio.fonseca em gmail.com
Domingo Fevereiro 25 18:46:36 UTC 2007

Caro José,

Com o seu modem ADSL configurado para funcionar como roteador não era
necessário ser "reconhecido" pelo Linux ou por qualquer outro sistema
operacional que você estivesse usando. Para você entender o porque disso
pense no roteador como uma máquina que recebe os pacote originados da placa
de rede do seu PC, os redireciona para a Internet e vice-versa (ou seja, um
encaminhador inteligente de pacotes).

Bem, mesmo com o router funcionando perfeitamente isso não significa dizer
que ele estaria atribuindo o endereçamento de rede (para a placa de rede do
PC) necessário para o seu acesso a Internet. Se o roteador não pudesse fazer
isso seria necessário configurar os parâmetros manualmente para a placa de
rede do PC (através do sistema operacional).

Para que o roteador possa atribuir automaticamente as configurações do
endereçamento para a placa de rede do PC é necessário que ele esteja
executando um servidor DHCP, corretamente configurado (passando informações
como: endereço IP na sub-rede correta, gateway padrão para a comunicação e
os endereços dos servidores de DNS). Através da interface de configuração do
roteador você pode verificar se o DHCP server está ou não ativo e
configurá-lo adequadamente.

Outra configuração importante (muitas vezes necessária) e presente no
roteador, principalmente em roteadores ADSL (como é o caso daqueles
utilizados para o Velox), está relacionada com o compartilhamento do acesso
a Internet usando protocolos como o NAT/NAPT.

O NAPT caracteriza-se em converter endereços IP em uma rede privada (LAN)
para endereços IP externos que possam trocar pacotes de dados com outra rede
ativa (WAN). Permite que vários computadores em rede tenham acesso a
Internet com apenas um endereço IP. O NAPT é um tipo especial de NAT onde
muitos números de IP são encobertos atrás de vários endereços. Em contraste
com o NAT original, não há um número limite de conexões. Com o NAPT,
consegue-se um número quase arbitrário de conexões multiplexed que usa TCP
como porta de informação. O NAPT habilitado permite acessar um servidor com
dispositivo WAN da sua casa através da LAN.

Veja que todo o exposto até agora independe totalmente do tipo ou versão do
sistema operacional em uso no PC (Linux, Windows, BSD, etc).

No seu caso específico, suspeito que o problema estava relacionado com o
DHCP desativado (ou não configurado corretamente) no roteador.

Bem, como você já fez algumas alterações no aparelho e por isso perdeu o
acesso a interface de configuração a maneira mais simples de corrigir isso é
através de um reset no modem ADSL (veja as URLs com informações sobre o
procedimento). Assim você fará com que o equipamento volte a funcionar com
as configurações originais de fábrica e poderá acessá-lo de forma bem
simples.

Resolvido o problema do acesso a interface de configuração recomendo que o
configure como roteador, ative e configure corretamente DHCP e NAT/NAPT (se
necessário).

Seguem URLs com as informações específicas para o seu modelo de equipamento:

http://www.abusar.org/manuais/c_4200velox.html
http://www.abusar.org/manuais/c_4200Router.html
http://www.abusar.org/manuais/C_4200roteador.pdf

Espero ter conseguido ajudá-lo.