[Ubuntu-BR] Frase do Dia!

José Geraldo Gouvêa jggouvea em gmail.com
Domingo Fevereiro 25 15:03:37 UTC 2007

Em Dom, 2007-02-25 às 11:37 -0300, Zandre Bran escreveu:

>      Pois é o cerebro lê a palavra não a letra. É só manter a primeira
> e última letra da palavra q passa batido. Claro, para os
> alfabetizados.

Já que o assunto se estendeu, deixa eu dar um pitaco, com um pouco de
ironia:

<ironia>

Na verdade o mecanismo não chega a ser tão radical (a primeira e a
última letra de uma palavra não bastam), mas em tese está correto. Uma
pessoa completamente alfabetizada não lê as letras, não soletra. Em vez
disso ela reconhece as imagens mentais das palavras (constituídas pelas
letras que as formam) e relaciona essas imagens aos sentidos costumeiros
que as palavras têm. Essencialmente, não há muita diferença entre o
mecanismo mental da leitura em chinês e da leitura em português (embora
certos aspectos tenham graus diferentes de importância e influência).

Portanto, o reconhecimento de uma palavra não depende da sua correção
ortográfica, mas do grau de semelhança que a forma escrita da palavra
tem com a forma esperada pelo leitor. Quanto maior a palavra, mais
tolerante a erros. Os erros são "ruídos", apenas.

Uma conseqüência curiosa disso é que quanto mais interiorizada for a
habilidade de leitura e escrita em uma pessoa, maior o risco de que ela
cometa erros de digitação (ou mesmo de ortografia!!!) por distração,
pois o cérebro funciona tão rápido que é preciso voltar e reler o texto.

Não vamos chegar a dizer que escrever errado é escrever bem, mas sim que
criar e aperfeiçoar são dois momentos diferentes (e nem todos somos
capazes de ambos no mesmo grau). Errar é humano, corrigir-se é sublime e
apontar os erros dos outros é falta de educação (especialmente quando
comete erros semelhantes ou piores).

</ironia>

E por falar nisso, textos como esse meu aí em cima devem ser muito mais
difíceis para a média dos mortais, pois essa mistura de frases
complicadas e palavras difíceis não está de acordo com a linguagem que
gente normal usa em conversas normais.

O segundo maior dos erros é não conseguir comunicar-se.

O maior de todos é usar sua capacidade de comunicação para dizer
besteira ou para ofender os outros gratuitamente.