[Ubuntu-BR] Nem Vista nem Mac OS X. A interface mais avançada é do software livre.

Antonio Fonseca antonio.fonseca em gmail.com
Sábado Fevereiro 24 20:31:48 UTC 2007

Quanto ao skype não há nada que possa ser feito (o skype não é um software
livre), se você enfrenta algum problema é responsabilidade única dos
desenvolvedores do skype que simplesmente abandonaram o desenvolvimento da
versão para Linux (que vergonhosamente ainda usa OSS em lugar de ALSA para
acesso ao sistema de som - pesquise sobre OSS e ALSA). Portanto cobre uma
solução para eles ou use um software livre para conferências de áudio.

Outra coisa que deve ser também preocupação do usuário é procurar comprar
somente hardware que ofereça suporte para Linux. Se você não exigirmos essa
compatibilidade para os fabricantes, nunca poderemos reclamar e uma forma de
fazer isso é somente comprando os modelos compatíveis.

Os desenvolvedores de drivers open source também fazem um ótimo trabalho
desenvolvendo (muitas vezes através de engenharia reversa, porque o
fabricante não oferece nenhuma informação) suporte em código aberto para a
maioria dos dispositivos. A não ser que você utilize um equipamento
muitíssimo exótico é quase certo que exista suporte para ele no Linux ou que
esteja em desenvolvimento. Fique atento, pesquise.

Suporte ou não ao dispositivo não é muito diferente de que ocorre com outros
sistemas, por exemplo entre versões diferentes do Windows.

Essa questão do Beryl está esquisita. Qual sua placa de vídeo?

Abraço,