[Ubuntu-BR] Ajuda - wireless - RT2500 - Edgy

Thiago N. Valentim mistertigo em gmail.com
Segunda Fevereiro 19 05:55:41 UTC 2007

Olá Marco....

A um Tempo atras Andei Vasculhando a NET atras da mesma Informação, e achei
esse HOW-TO no Forum do Ubuntu...

Eu tenho ele salvo aqui em TXT....

A Sua Placa é uma Ralink.. nesse HOW-To só troque os RT61 pelos RT2500
PS1: Tenho esse mesmo How-To para o Dapper Também

EDDGY: (fornecido pelo membro cafecraft
http://ubuntu.linuxval.org/smf/index.php?action=profile;u=68)

Primeiramente insira o CD do Ubuntu Edgy e responda sim para abrir o
gerenciado Synaptic, com o Synaptic aberto clique no link "Desenvolvimento"
(se encontra na parte esquerda) e maque para instalação em sua direita o
pacote "build-essential" e clique em aplicar no botão superior.

1) Fazer download do driver da Ralink (não livre):

    http://www.ralinktech.com/drivers/Linux/RT61_Linux_STA_Drv1.0.4.0.tar.gz

2) Descompacte o driver e entre na pasta RT61_Linux_STA_Drv1.0.4.0/Module.

Código:

    sudo tar -zxvf RT61_Linux_STA_Drv1.0.4.0.tar.gz

3) Compilando.

Código:

  sudo cp Makefile.6  Makefile
    sudo make all
    sudo mkdir -p /etc/Wireless/RT61STA
    sudo cp rt2561.bin /etc/Wireless/RT61STA/

    sudo cp rt2561s.bin /etc/Wireless/RT61STA/

    sudo cp rt2661.bin /etc/Wireless/RT61STA/

4) Instalando e carregando o modulo rt61

Código:

    sudo insmod rt61.ko
    sudo cp rt61.ko /lib/modules/`uname -r`/
    cd /lib/modules/`uname -r`/
    sudo depmod
    sudo gedit /etc/modules  # adicione  rt61  no final do arquivo.
    sudo gedit /etc/modprobe.d/aliases   # adicione  alias ra0 rt61  no
final do arquivo.

Obs: Este próximo passo desabilita o módulo utilizado oficialmente pelo
Ubuntu Edgy o rt61pci (projeto livre) no kernel atual, este driver/módulo
apresentou um bug com os dispositivos da Ralink. Então fique em alerta que o
problema pode ser resolvido automáticamente com as atualização de Kernel e
modulos do Ubuntu com o driver open source.

Código:

sudo gedit /etc/modprobe.d/blacklist  #adicione blacklist rt61pci no final
do arquivo.

5) Configurando a rede.

Código:

    sudo gedit /etc/network/interfaces  # Adicione as linhas abaixo no final
do arquivo.

IP Fixo

Código:

 iface ra0 inet static
    address 192.168.7.228
    netmask 255.255.255.0
    gateway 192.168.7.1
    auto ra0

                     ou

DHCP (IP dinâmico)

Código:

iface ra0 inet dhcp
    auto ra0

Reinicie a máquina e pronto...

Abraços e TODOS os Creditos ao AUTOR cujo Link esta acima...