[Ubuntu-BR] Baixo volume de arquivos ogg

José Geraldo Gouvêa jggouvea em gmail.com
Segunda Fevereiro 5 22:20:24 UTC 2007

Em Seg, 2007-02-05 às 12:06 -0300, Felipe Eduardo Silva Sampaio
escreveu:
> O que eu fiz foi o seguinte: Eu extraí as músicas de um cd e as salvei no
> formato ogg. Usei o sound juicer para fazer isso e depois só copiei as
> músicas para o mp4 player. O problema é que o volume é muito baixo e não sei
> o por que. So gostaria de uma maneira de aumentar o volume na hora de
> extrair as músicas de um cd. Obrigado.

Desculpe, Felipe. Entendi mal o que você disse. Para mim o mp4 a que
você se referia era o formato de arquivo m4a, também conhecido como mp4.
Agora com sua explicação percebi que se trata de um player :-)

Desculpe a mancada, agora vamos lá.

O volume anda baixo para todas as músicas em formato ogg, mas não para
as demais? Pode ser alguma opção de ajuste do aparelho. Infelizmente o
oggenc não possui (que eu conheça) opções para ajuste de áudio. Você
pode tentar converter para WAV como formato intermediário e usar o
normalize para aumentar o volume.

Outra opção, se o seu aparelho entende bem as tags do ogg-vorbis, é usar
o aplicativo vorbisgain ("man vorbisgain"). Ele mede o volume em
decibéis do arquivo e salva a informação em uma tag. Esse dado pode ser
usado pelo player para aumentar e diminuir automaticamente o volume de
modo a manter um nível padrão de volume entre as músicas.

O legal do vorbisgain é que ele já usa direto o arquivo .ogg que você já
tem (não precisa ripar de novo).

Experimente e, principalmente se der certo, passe suas impressões para a
gente, pois parece que o vorbisgain é um programa pouco usado (eu mesmo
nunca usei, mas pode ser que mais pessoas venham a se interessar por
ele).
--
José Geraldo Gouvêa <jggouvea em gmail.com>