[Ubuntu-BR] Baixo volume de arquivos ogg

José Geraldo Gouvêa jggouvea em gmail.com
Segunda Fevereiro 5 11:18:27 UTC 2007

Em Seg, 2007-02-05 às 01:54 -0300, Felipe Eduardo Silva Sampaio
escreveu:
> Pessoal, tive um probleminha com um mp4 ao passar arquivos ogg para ele. A
> execução dos arquivos de música ocorrem normalmente, mas o volume é baixo,
> mesmo que ponha o volume do mp4 no máximo. Alguém pode me ajudar? Tem como
> extrair um cd e passar as músicas para ogg em um volume mais alto para
> depois transferir pro mp4? Agradeço a todos.

Só uma perguntinha o volume do mp4 original era suficientemente alto?
Digo isso porque o oggenc não tem opções para mexer no volume do som. O
seu problema pode ter sido causado pelo programa que converteu o mp4
para WAV. Não sei se é o caso pois não costumo fazer esse tipo de
conversão, mas teve uma vez em que ocorreu isso comigo porque a
conversão (no caso mp3 para wav) ocorreu com o ajuste de volume **por
software** em um nível baixo, gerando um wav de volume baixo.

Note bem ue você faz duas perguntas. Logo depois você pergunta se tem
como extrair um CD e passar para ogg em volume mais alto. Ai é outra
coisa: sem um formato intermediário o oggenc trabalhará melhor. Segue
uma sugestão de linha de comando para o oggenc converter WAV para OGG:

$ oggenc -b 128 arquivo.wav

ou então

$ oggenc -q 6 arquivo.wav

Em ambos os casos o oggenc produzirá um arquivo VBR (bitrate variável),
porque esse é o comportamento padrão do oggenc. Esses dois comandos
gerarão oggs de qualidade equivalente. A propósito peço desculpas ao
pessoal da lista por uma dica errada que dei há alguns dias: parece que
mudou a qualidade padrão usada pelo oggenc, antes era 6 e agora é 3!

Não tenho muita certeza (não tive paciência de testar), mas parece que
os seguintes parâmetros são +/- equivalentes:

-b  64 = -q 3
-b 128 = -q 6
-b 256 = -q 9

Claro que você pode brincar com valores intermediários...
--
José Geraldo Gouvêa <jggouvea em gmail.com>