[Ubuntu-BR] Onde foi parar o Wine?!

Ronan mestrado em antares.pro.br
Domingo Fevereiro 4 22:07:09 UTC 2007

Não sei se a minha solução é a melhor, mas está funcionando bem.
Vamos lá:
1. Criei uma pasta onde instalo todos os aplicativos do windows que eu
quero utilizar com o wine.
2. Existe um arquivo criado pelo wine, quando na sua instalação, chamado
system.reg. No final desse arquivo existe uma variável de ambiente
"PATH" que o wine utiliza para encontrar os programas a serem
executados. É só editar o system.reg e colocar na variável PATH o
caminho  (pasta)  onde os programas do windows estão instalados.
3. Entrei em aplicações, acessórios, editor de menu alacarte e criei um
"atalho" para o programa.
Veja o exemplo abaixo.
1. Suponha que a pasta onde vão ser instalados os aplicativos chama-se
windows.
2. No terminal digite gedit e abra o arquivo system.reg do wine. Se você
não souber onde está o system.reg, digite no terminal: locate system.reg.
3. vá até o final do arquivo e inclua na variável path o caminho
completo onde está a pasta windows que você criou para instalar os
aplicativos. por exepmlo: a pasta windows está numa partição em
/media/hdda, então, no final da variável PATH inclua o caminho. Ela
ficará assim: "PATH=....;c://media//hdda//windows".
4. Entre no editor de menu alacarte e crie um "atalho" para a sua aplicação.
Na linha de comando coloque asssim: wine <nome da aplicação>
5. Depois é só clicar no "atalho"

Como disse, não sei se é a opção mais fácil, ou a melhor,  mas comigo
resolveu definitivamente. Eu simplesmente instalo todos os aplicativos
windows na pasta windows que eu criei.
Ronan