[Ubuntu-BR] desktop dinâmico

Jose Lera correalera em gmail.com
Quarta Dezembro 26 20:03:28 UTC 2007

Voce pode executar aplicativos na janela raiz (root).
Pra falar a verdade isso já está sendo feito no gnome e no KDE.
Eles executam um aplicativo chamado Desktop na janela raiz (root),
por isso não são muito indicados para esse tipo de trabalho.
Porém você poderia usar o WindowMaker ou o Blackbox para
isso.
Para ter uma ideia desse processo você deveria "matar" o desktop
em execução (com o comando xkill o ponteiro do mouse se
transforma em uma caveira e a seguir você clica no fundo da tela/desktop)
a seguir executar o comando:

/usr/lib/xscreensaver/flux --root

o programa cria uma animação que será executada no lugar do "papel de
parede"
Em principio, qualquer aplicação que possa ser executada na janela raiz
(root) deverá
funcionar.

[]'s Lera

PS: Estou tendo uma certa dificuldade em executar isso no gnome do Ubuntu
7.04 pois
o Desktop depois de alguns segundos tende a retornar automáticamente, será
precisso desligar essa caracteristica para manter a aplicação no fundo.
Porém com outros ambientes isso não ocorre.
Esperimente com o WindowMaker, fluxbox, blackbos, etc...
O KDE deve ter o mesmo problema.