[Ubuntu-BR] comandos terminados em "&"

romano bruno em tanervoso.com.br
Quinta Dezembro 20 23:42:18 UTC 2007

Ricardo de Souza Julião escreveu:
> eu ainda nao estudei sobre Threads.
> mas... de qualquer forma gostaria de saber quem passa a ser o pai do meu
> processo de pois que uso o comando "&"
> vc se refere a algo como " lá encima ", mas.... o processo eh atribuido a
> algum processo base, ou ele simplesmente fica sem pai ? ( se é que ficar sem
> pai é possivel )

Um processo pode ficar sem pai sim.

Tudo em um sistema operacional é processo.

Uma dica para estudar um pouco mais sobre isso é ver como funciona o
escalonador de um sistema operacional.

O Serviço de um escalonador é dar o processador a um processo e depois
de 2 microsegundos (nao tenho certeza) o escalonador retira o
processador do processo e da esse escalonador a outro processo
matriculado em uma tabela.

E esse escalonador tem politicas, e uma delas é de escalonar um processo
   e seus filhos em um determinado tempo e depois ir para outro processo
pai (por aquele mesmo tempo). Por que isso, senao eu posso fazer meu
programa abrir diversos ou centenas de processos filhos so para ficar
com o processador o maior tempo possivel.

nao sou perito no que escrevi acima so algum conhecimento que tenho,
posso estar errado;

Uma dica legal, é abra um terminal e fique brincando com o comando "&".

por exemplo:
$ firefox
feche o terminal e veja o que acontece.

depois

$ firefox &
veja o que acontece, depois feche o terminal e veja novamente o que
acontece.

e faça isso ate entender, so assim vc entenderá melhor sobre esta sua
duvida.